Mesa RestauranteAs regras de etiqueta são essenciais para trazer elegância às festas e comemorações de família. Além disso, é uma forma de fazer marketing pessoal e promover a imagem. Em eventos de negócios, expressa educação, seriedade e segurança. Dependendo da cultura de um país ou mesmo das regiões brasileiras, as pessoas usam vários costumes para degustar pratos ou mesmo se comportar em jantares, almoços, festas e restaurantes.

Tipos de Serviço de Mesa

Serviço à Francesa - é um serviço de mesa requintado e formal que pode ser realizado em embaixadas, casamentos, noivados ou para receber estrangeiros e autoridades, por exemplo. A equipe que organiza deve estar perfeita (garçons com uniforme e luvas). Os garçons servem as bebidas pelo lado direito. Para as comidas, o prato principal é servido à esquerda de cada convidado e este se serve sozinho por uma travessa e outros ítens que acompanham o prato.

Serviço à Inglesa - no serviço à inglesa, também conhecido com empratado, os pratos são preparados numa mesa auxiliar ou já vem prontos coberto por uma cloche, cujo garçom a retira para poder servir.

Serviço à Americana - nesse tipo de serviço chamado de bufê ou jantar, as travessas são colocadas numa mesa grande e as pessoas se servem. Não é obrigatório um garçom. 

Serviço à Brasileira - serviço costumeiro, que é realizado nas casas brasileiras. Deve-se ter certa elegância ao organizar a mesa. O anfitrião pode servir todos os convidados ou deixá-los se servir à vontade. Lembrando que quando houver travessas vazias ou objetos sujos, estes devem ser retirados da mesa.

Regras Básicas de Etiqueta à Mesa

Trajes Apropriados

  • Usar trajes apropriados para a cerimônia evita constrangimentos;
  • Procure chegar pelo menos 15 minutos antes do evento.

Mimos ao Anfitrião

  • Leve uma lembrancinha para o hospedeiro pode ser flores ou uma caixa de bombom.

Delicadeza na Mesa

  • Seja educado, não fale alto, nem com comida na boca e não movimente os talheres enquanto fala. Não iria gostar que pedaços de alimentos voassem na roupa de alguém, não é?;
  • Não aborde assuntos polêmicos, isso poderá deixar a conversa tensa;
  • Não grite para chamar o garçom, caso esteja em um restaurante;
  • Procure beber moderadamente para não passar vergonha;
  • Não seja o primeiro a se servir, apenas se o anfitrião pedir, isso mostrará educação;
  • Cuidado com a postura, evite colocar os cotovelos na mesa. Não coloque o rosto na comida, mas leve-a até sua boca;
  • Evite os palitinhos, além serem perigosos para a gengiva é considerado falta de educação;
  • Não retire a comida da travessa com seus talheres, isso é deselegante;
  • Observe se os anfitriões querem ir embora fazendo sinais de sonolência ou cansaço e despeça-se quando isso ocorrer;
  • Pode-se repetir à vontade, só verifique se todos foram servidos;
  • Caso tenha algo para resolver, faça isso no toilette, mas antes de sair peça licença.

Talheres na Mesa

  • Na disposição dos talheres, garfos ficam à esquerda, facas e colheres à direita. Talheres de sobremesa, taças e prato para pão fica acima do prato em posições específicas. Use os talheres de fora para dentro;
  • O guardanapo poderá ser colocado sobre o prato ou à esquerda. Abra-o e coloque-o no colo. Deve ficar no colo até o fim do evento. Se precisar se levantar, deixe-o em cima da cadeira. Limpe delicadamente a boca;
  • De acordo com a cozinha americana, a faca deve cortar com a mão direita e o garfo segurado na esquerda. Após cortar, insira a faca no canto superior com os dentes para dentro e pegue os alimentos apenas com o garfo. Corte as porções à medida que for comendo;
  • Na cozinha europeia, garfo fica do lado esquerdo e faca do lado direito, do mesmo jeito da americana, mas não é preciso trocar de mãos para levar o alimento à boca. Deve-se espetar os alimentos com o garfo com dentes para baixo e dessa mesma forma, ele deve ficar apoiado no prato. Pode-se usar a faca para colocar a comida no garfo;
  • Talheres que não forem usados, não devem ser removidos do lugar;
  • Se quiser fazer uma pausa para conversar ou beber, deixe o garfo do lado esquerdo e a faca do direito dentro do prato. Podem ficar cruzados, encostados no meio do prato ou não.

Comendo Saladas e Sobremesas

  • Dobre as folhas de alface com garfo e faca. As sobremesas moles devem ser consumidas com a colher própria.

Comendo Massas e Aperitivos

  • Enrole o macarrão no garfo, único talher utilizado para comer massas. Se precisar cortar, faça isso com o garfo;
  • Canapés e legumes, como aperitivos podem ser comidos com as mãos.

Comendo Frango e Peixe

  • O frango à passarinho poderá ser consumido com as mãos. Outros tipos de pratos com frango devem ser utilizados o garfo e a faca;
  • Em receitas com peixe existem os talheres específicos para comer. O garfo tem três pontas e a faca não possui cerras. Caso o peixe seja frito, não há a necessidade de usar a faca; 
  • Alimentos como carnes bovinas devem ser cortados em pequenas porções e à medida que forem sendo consumidos.

Comendo Sopas e Caldos

  • Não faça barulhos ao comer uma sopa, coma com a colher de lado. Se for servida com pão, parta-o com as mãos, mas não os mergulhe na sopa.

Bebendo em Taças e Copos

  • Os copos são inseridos na mesa do maior para o menor, sendo água, vinho tinto, vinho branco, caso necessário. Há ocasiões em que é usada uma taça para espumante, chamada flute. A maneira correta de segurar é pelas hastes, sem levantar o dedo mínimo.

Etiqueta Japonesa

A culinária nipônica é cheia de regras. Ela tem se tornado popular no Brasil com estabelecimentos decorados e pratos típicos orientais. Mas, nem todos conhecem como funciona a etiqueta japonesa. Portanto, deve-se estar atento à essas regras caso vá na casa de um japonês que segue rigorosamente sua cultura, num evento requintado japonês ou mesmo visite o país.

Como comer com o hashi (pauzinhos)?

  • O hashi é um dos principais itens dentro da etiqueta japonesa e por isso deve-se conhecer a forma correta de comer com eles;
  • Para segurá-lo corretamente, pegue um e coloque a parte superior dele na curva do polegar. Depois pegue o outro e insira entre os dedos polegar, indicador e médio. Apenas esse último pauzinho será movimentado, o que fica próximo ao polegar deverá ficar parado;
  • Quando for usar os pauzinhos não se deve enfiá-los/espetar na comida ou empurrar os pratos. Usar garfos ou espetar a comida com o hashi é proibido, pois esse gesto é realizado apenas em cerimônias para pessoas que morreram;
  • Não brinque com a comida, pegue com o hashi apenas o alimento que for comer;
  • Após consumir, não se deve deixar o hashi verticalmente ou horizontalmente em cima da tigela, mas deve-se utilizar o descanso (hashioki) para apoiá-los. Na cultura japonesa é incorreto passar a comida de um hashi para outro.
  • Pode tentar manusear os pauzinhos à vontade para aprender, não é feio fazer isso, já que os brasileiros não tem costume de utilizá-los. Assim, poderá usar um elástico para facilitar.
  • Se não conseguir comer com eles, peça talheres tradicionais, encontrado nos estabelecimentos de comida japonesa no Brasil. Mas quando começar a refeição comendo com o hashi, vá até o final. Não use garfo para comer o arroz e hashi para comer o sushi e vice-versa.
  • O hashi não deve ser usado para cortar os alimentos, pois estes já vem em porções prontas para consumo, exceto em caso de comidas maiores como os rolinhos primaveras.

Como Organizar a Mesa?

Na organização da mesa, o hashi é posicionado na horizontal com sua ponta descansando em cima do hashioki (pequeno objeto para apoiar os pauzinhos). É colocado entre a pessoa e as tigelas. Em alguns restaurantes japoneses quando o convidado se senta é oferecido a ele uma toalhinha quente (oshibori), ela deve ser usada para limpar as mãos ou o rosto.

Como Comer Arroz, Sushis, Oniguiris e Macarrão

  • Para comer arroz, pegue a tigela e a segure pela base com a mão esquerda. Com a outra mão o hashi.
  • Os sushis e oniguiris (bolinhos de arroz) podem ser consumidos com o hashi ou com a mão. Pode-se molhá-los no molho shoyo com as mãos, mas para comer os bolinhos recomenda-se não molhar o arroz, somente o peixe, pois ele poderá desmanchar.
  • Já o macarrão pode ser comido com o hashi. Pode-se pegar uma ponta do macarrão e chupar. Não é deselegante fazer barulho ou tomar o caldinho da tigela, que deve ser segurada com as duas mãos, isso representa respeito dentro dessa cultura. A única coisa que não se deve fazer é arrotar.

Saquê

  • O saquê, uma bebida fermentada feita a partir do arroz, deve ser servido por outra pessoa, caso contrário, você estará indicando que está com dor de cotovelo. O copinho deve ser levantado para receber a bebida, assim na mão esquerda apoie a base do copo e com a direita segure-o. O copo deve estar cheio até o final da refeição para que seja feito um brinde e tomado de uma só vez.

Algumas Curiosidades e Manias de Etiqueta no Mundo

Arábia

A mão esquerda nunca deve ser utilizada para pegar na comida, pois essa mão é usada para se limpar no banheiro.

Estados Unidos

No restaurante, caso não consiga comer toda a comida, peça para o garçom fazer uma marmita. É quase obrigatório no país dar gorjetas ao garçom. O tradicional frango frito deve ser consumido com as mãos. Outra curiosidade é que alguns restaurantes ou lanchonetes oferecem refil para bebidas sem custos adicionais.

Inglaterra

Não deve-se entrar no restaurante enquanto um atendente indique a mesa. Existem menus posicionados do lado de fora dos restaurantes para os clientes irem escolhendo os seus pratos. Não é aconselhável comer ou beber na rua e ainda mais deixar lixo.

Colômbia

Pode-se entrar sem esperar o atendente. A mulher sempre deve ser acomodada primeiro, isso é um ato de cortesia. Abraços comuns ou calorosos são aconselháveis para ocasiões especiais, mas não são usados como no Brasil.

França

Em qualquer estabelecimento as refeições seguem as etapas tradicionais, como se fosse um ritual: entrada, prato principal, queijos, sobremesas e café. É educado levar presentes para os anfitriões (garrafa de vinho, flores, queijo, etc.). Além disso, a pontualidade é um ítem chave em um evento.

China

Os noodles (macarrão instantâneo) significam vida longa, portando ao comê-los com um chinês procure não quebrar o macarrão; Não aponte o hashi para outra pessoa, pois isso é uma ofensa grave e nem vire um peixe cozido depois que foi servido, pois indica má sorte.

Itália

Ao comer na Itália, procure não pedir mais queijo para inserir ao prato, isso significa um insulto ao cozinheiro. Coloque apenas se for oferecido.

Rússia

Após consumir uma garrafa de vodka, ela deve ser colocada no chão, pois ficar na mesa traz azar. É falta de educação lamber a comida dos utensílios e pode significar um sinal de crueldade se isso for feito.

Tanzânia

É regra chegar de 15 a 20 minutos atrasado para um jantar. Chegar antes é considerado grosseria.

Egito

Deixar restos de comida no prato indica um elogio, pois significa fartura.

Peru

Tente comer toda a comida. Se por acaso não conseguir comer tudo, diga que a comida estava ótima, porém você está cheio.

Comida Mineira

comida mineiraA comida mineira é considerada uma das mais apetitosas do Brasil. Confira tudo sobre seus principais pratos típicos.

Comida Mineira

Comida Nordestina

tempero nordestinoA região nordeste tem uma gastronomia rica e seus estados criaram pratos como o cuscuz e a tapíoca. Conheçam os quitutes nordestinos!

Comida Nordestina