Irmãos Joan, Josep e Jordi - Restaurante El Celler de Can Roca

chefes irmãos

O restaurante El Celler de Can Roca, localizado na cidade de Girona na Catalunha, foi aberto em 1986 e é comandado por três irmãos. O estabelecimento está sempre figurando na lista dos melhores restaurantes do mundo.

Ele recebeu sua primeira estrela em 1995 e em 2009 já estava em quinto lugar entre os 50 melhores restaurantes. Em 2013 ele chegou ao posto de melhor restaurante do mundo através do ranking feito pela revista inglesa Restaurant.

Os pratos contam com ingredientes presentes na cozinha catalã e são preparados com uma boa técnica. Joan trabalha como chefe, Jordi com as massas e doces e o Josep é o especialista em vinhos.

René Redzepi - Restaurante Noma

O Noma foi inaugurado em 2003 na cidade de Copenhague pelo chef dinamarquês René Redzepi. Filho de um albanês com uma dinamarquesa, ele começou a trabalhar na cozinha de alguns restaurantes até abrir o Noma.

A principal característica da sua cozinha é apenas o uso (com algumas excessões) de ingredientes da região nórdica. Essa tática cria sabores e valoriza a culinária da região. Ele ficou no top da lista de melhor restaurante do mundo em 2010, 2011, 2012 e 2014. O local conta com apenas 45 lugares e costuma fazer reservas com no mínimo três meses de antecedência.

Massimo Bottura - Osteria Francescana

Massimo Bottura é o chefe desse restaurante localizado na cidade de Modena na Espanha. O local figura há alguns anos como um dos principais dos restaurantes do mundo. Massimo cozinha desde criança e quando estava estudando direito descobriu que uma trattoria estava a venda perto da cidade de Modena. Em 1995 ele abriu a Osteria Francescana Bottura e foi premiado com a terceira estrela Michelin em 2012.

Andoni Luis Aduriz - Restaurante Murgaritz

Localizado em San Sebastián, na Espanha, o restaurante Murgaritz é comandado pelo chef Andoni Luis Aduriz que é considerado o mestre da culinária molecular.

Daniel Humm - Restaurante Eleven Madison Park 

Esse restaurante é considerado um dos melhores de Nova York e é comandado pelo suíço Daniel Humm. Ele começou a mexer com culinária aos 14 anos e depois passou a trabalhar em vários restaurantes na Suíça. Em 2008 ele abriu esse restaurante, um ano depois recebeu a nota máxima do The New York Times e ganhou a terceira estrela do Guia MIchelin em 2012.

Heston Blumental - Dinner by Heston Blumenthal

Heston Marc Blumenthal é um chef inglês que se apaixonou por gastronomia aos 16 anos de idade quando sua família o levou para comer em um restaurante três estrelas. Demorou alguns anos para que ele começasse a pesquisar sobre a área e foi visitando vinícolas e restaurantes para absorver sobre tudo.

Em 1995 ele inaugurou o The Fat Duck com suas poucas economias. Era um pequeno bistrô que foi conquistando a crítica. No ano 2000 o restaurante foi reformado para atender a demanda que crescia e passou a servir seu primeiro menu de degustação. Depois ele criou o Dinner by Heston Blumenthal que foca na culinária britânica que é atualmente comandado por Ashley Palmer-Watts.

Heinz Reitbauer - Restaurante Steirereck

Esse austríaco frequentou a escola hotel e com 16 anos já estagiava na cozinha do pai. Depois de trabalhar com vários chefes e com sua família, ele montou em 2005 o Steirereck no centro da cidade de Viena. Atualmente é um dos mais conhecidos restaurantes do país e oferece o que há de melhor da cozinha moderna austríaca.

Joachim Wissler - Restaurante Vendôme Bergisch

O Vendôme Bergisch é um dos melhores restaurantes da Alemanha e fica localizado perto da cidade de Colônia. Em seu primeiro ano de funcionamento recebeu uma estrela do Michelin.

Ferran Adrià - Restaurante El Bulli

Esse famoso chefe era dono do Restaurante El Bulli localizado na Catalunha, na Espanha. Ele começou a cozinhar em 1980 onde aprendeu bastante sobre a culinária espanhola. Ferran Adrià é considerado um mestre da culinária molecular e seu restaurante foi eleito cinco vezes o melhor do mundo. Em 2011 o restaurante fechou as portas, pois o chefe decidiu assumir novos projetos.

Chefes do Brasil

Alex Atala - D.O.M

chef Alex AtalaA carreira de chef do prestigiado Milad Alexandre Mack Atala começou aos 19 anos quando ele estudava na escola de hotelaria de Namur na Bélgica. Paulistano do bairro Mooca, ele saiu cedo de casa e foi para a Europa ainda jovem. Depois que saiu da escola de hotelaria ele conseguiu trabalho em restaurantes de diversos países europeus aprendendo novas línguas e aperfeiçoando seus conhecimentos.

Em 1999 inaugurou o restaurante Namesa que começou a fazer sucesso e meses depois abriu o restaurante D.O.M. Alex Atala incentiva a culinária regional e seus melhores pratos baseiam-se na culinária amazônica e paranaense. Ingredientes presentes nos seus pratos: jiló, quiabo, jenipapo, charque, caqui, sardinha, javali, pato, etc.

Em 2009 ele abriu o Dalva e Dito que oferece culinária regional e do interior por um preço mais acessível. Atualmente ele é conhecido dentro e fora do Brasil e em 2012 o D.O.M alcançou a 4º posição entre os melhores restaurantes do mundo.

 

Alberto Landgraf - Restaurante Epice

Alberto nasceu no Paraná, abriu o Epice em 2011 e antes disso trabalhou com alguns chefs na Europa. No mesmo ano de inauguração ele foi escolhido como chef revelação e no ano seguinte o estabelecimento já tinha ganhado duas estrelas no Guia Quatro Rodas. O chef é conhecido pelo amor e simplicidade que dedica a seus pratos focados na cozinha contemporânea.

Ana Luiza Trajano - Brasil a Gosto

Ana Luiza Trajano está envolvida com a culinária desde a infância quando olhava seus avós cozinharem no interior de São Paulo. Depois de se formar em administração ela foi estudar culinária na Itália e voltou ao Brasil em 2003 e estudou sobre os ingredientes usados nas regiões brasileiras. Em 2006 ela inaugurou o restaurante Brasil a Gosto que tem um cardápio renovado com frequência.

Ana Soares - Mesa 3

Ana é arquiteta de formação e estudou sozinha as cores e sabores dos alimentos. Abriu seu restaurante Mesa III em 1995 onde funciona um pastifício e uma rotisseria. Além de cuidar do espaço ela também presta consultoria para restaurantes e bares.

Carla Pernambuco - Restaurante Carlota

Carla Pernambuco divulgação

Carla Pernambuco é a chef e proprietária do restaurante Carlota e Las Chicas. Ela é gaucha, estudou comunicação na UFRS e fez especialização em culinária nos Estados Unidos. Em 1995 abriu o restaurante Carlota e desde então ela luta pelo reconhecimento da culinária brasileira. Atualmente trabalha como chef, escreve livros, ministra palestras e escreve para revistas especializadas.

Felipe Bronze - Restaurante Oro

Felipe Bronze nasceu em 1978 no Rio de Janeiro e com 16 anos já estava trabalhando com gastronomia. Estudou no Culinary Institute of América, em Nova York, e voltou ao Brasil em 2001. Em 2005 ele estreou um programa de culinária no canal GNT e em 2010 inaugurou o restaurante Oro.

À frente do Oro, ele recebeu os prêmios de Chef do Ano (2011, 2012 e 2013) e Melhor Contemporâneo (2011 e 2012) pela Veja Rio, sendo o tricampeonato como Melhor Chef um feito inédito entre os prêmios gastronômicos da cidade; Melhor Restaurante (2011); Melhor Contemporâneo (2012 e 2013) e Melhor Chef (2013), ambos pelo Rio Show/O Globo; Melhor Novidade pelo Guia 4 Rodas (2011); Melhor Contemporâneo (2012 e 2013) pela Época e Chef do Ano (2012) pelo Guia 4 Rodas. Em julho de 2012, estreou o quadro “O Mago da Cozinha” no programa Fantástico, onde revisita pratos da culinária brasileira.

Gabriela Barretto - Restaurante Chou

A chef Gabriela Barreto cresceu na cidade de Descalvado e se formou em letras na Unicamp. Depois que se formou ela passou a duvidar se iria seguir naquela área e foi estudar gastronomia na Le Cordon Bleu, na França. Ela trabalhou nas cozinhas de vários restaurantes europeus e em 2008 abriu o Chou na cidade de São Paulo. O local prima pelos pratos deliciosos com ingredientes simples.

Helena Rizzo - Maní Manioca

Comandado por Helena Rizzo e seu marido Daniel Redondo, o Maní Manioca entrou na lista de 50 melhores restaurantes do mundo em 2013 e em 2014 ela foi eleita a melhor chef mulher do mundo. Helena é gaucha, era modelo e chegou a estudar arquitetura, mas acabou se apaixonando pela gastronomia.

Em 1997 ela estagiou no restaurante Boanne onde aprendeu diversas técnicas. Depois ela foi para a Europa onde estagiou em diversos restaurantes italianos e espanhóis. Helena também estagiou no prestigiado El Celler de Can Roca e quando voltou ao Brasil foi convidada pela sua amiga Fernanda Lima para comandar o Maní Manioca. O restaurante aposta em pratos variados com ingredientes contemporâneos.

Janaína Rueda - Bar da Dona Onça

A chef Janaina Rueda nasceu em São Paulo no bairro do Brás e sempre gostou de cozinhar. Em 2008 abriu o Bar da Dona Onça que é focado na gastronomia do interior. Já foi eleito como o melhor bar pela Veja São Paulo.

Mara Salles - Restaurante Tordesilhas

Mara Salles é uma cozinheira e pesquisadora da culinária brasileira. O restaurante foi aberto pela sua mãe e até hoje mantém as características tradicionais da comida brasileira e se tornou um dos expoentes desse tipo de comida na cidade de São Paulo.

Roberta Sudbrack - Restaurante Roberta Sudbrack

foto Roberta Sudbrack

A gaúcha Roberta Sudbrack morou muito tempo com os avós em Brasília e já vendeu cachorro quente nas ruas do Distrito Federal. O cachorro quente fez tanto sucesso que ela conseguiu fazer economia e foi estudar veterinária nos Estados Unidos. Foi lá que ela se interessou pela gastronomia e começou a cozinhar por conta própria.

Ela desistiu do curso e voltou a Brasília onde ficou cozinhando para eventos em residências. Em um desses eventos estava Fernando Henrique Cardoso e ela foi convidada para trabalhar como chef do Palácio da Alvorada durante os dois mandatos do ex-presidente. Foi a primeira mulher a ocupar esse cargo.

Depois de sete anos trabalhando para o ex-presidente, ela foi para o Rio de Janeiro onde abriu o restaurante que leva seu nome. Ela trabalha com menu-degustação de nove etapas conta com a presença de alimentos frescos e brasileiros. O local mistura a culinária contemporânea com elementos e ingredientes do Brasil. Ela já fez várias releituras de pratos tipicamente brasileiros.

Rodrigo Oliveira - Restaurante Mocotó

O Mocotó era um boteco comandado pelo Zé Almeida e seu filho Rodrigo Oliveira fazia “bicos” no local quando ainda era adolescente. Seu pai fez com que ele fosse para a faculdade, mas ele acabou ficando entre o restaurante e o curso de Engenharia Ambiental. Foi na própria faculdade que ele descobriu a gastronomia, estagiou em restaurantes e começou a aprender sobre alimentos, temperos e cheiros.

Eleito melhor chef do ano em 2011, Rodrigo Oliveira se especializou em culinária nordestina com o uso de ingredientes como inhame, maxixe, miúdos, etc. O restaurante que já passou dos 40 anos de existência está atraindo amantes da boa mesa de todo o país.

Thiago Castanho - Remanso do Peixe

O chefe paraense comanda o restaurante considerado como um dos melhores de Belém. O local foi aberto pelo pai de Thiago que assumiu o comando das panelas em 2007 e é bastante conhecido pelo conhecimento em cozinha amazônica e seu foco nos ingredientes da região. Os pratos mais consumidos no local levam peixem na receita. Em 2014 ele lançou o livro Cozinha de Origem com receitas focadas na cozinha paraense com pratos tradicionais do cardápio do restaurante.

Apc - Associação dos Profissionais de Cozinha do Brasil: É uma associação que foi criada para melhorar e democratizar a profissão de cozinheiro. Busca elevar os chefs de cozinha brasileiros para aumentar a troca de conhecimentos entre os profissionais da área.

Comida Mineira

comida mineiraA comida mineira é considerada uma das mais apetitosas do Brasil. Confira tudo sobre seus principais pratos típicos.

Comida Mineira

Comida Nordestina

tempero nordestinoA região nordeste tem uma gastronomia rica e seus estados criaram pratos como o cuscuz e a tapíoca. Conheçam os quitutes nordestinos!

Comida Nordestina