cuscuz do restaurante mangaiA região nordeste do país é formada por nove estados e dividida nas seguintes regiões: meio-norte, agreste, sertão e zona da mata. Foi nesse local que os portugueses começaram a colonizar o Brasil após a chegada de Pedro Álvares Cabral em 1500. A vegetação é variada com a presença de Mata Atlântica, caatinga, Mata de cocais, restingas, etc.

- Maceió (AL);

- Salvador (BA);

- Fortaleza (CE);

- São Luís (MA);

- João Pessoa (PB);

- Teresina (PI);

- Recife (PE);

- Natal (RN);

- Aracaju (SE).

Os estados que fazem parte dessa região possuem uma grande miscigenação devido a influência da mistura entre negros, índios e portugueses. Os nordestinos sofrem anualmente com a seca que atinge diversos pontos da região causando a pobreza e a fome de milhares de habitantes. Apesar disso, eles são vistos como pessoas batalhadoras e guerreiras.

Um dos pontos altos desse estado são as cidades turísticas localizadas principalmente, no litoral, com suas belas praias e cenários paradisíacos. Além disso, algumas localidades tem um impressionante acervo cultural com belos monumentos e casas históricas.

Gastronomia do Nordeste

A gastronomia da região nordeste do Brasil é marcada pelo tempero forte e pelos temperos característicos do sertão e das áreas litorâneas. Juntamente com os produtos nativos, os pratos foram ganhando nuances trazidas pelos estrangeiros que colonizaram o país, os indígenas que ali viviam e através dos escravos que trouxeram elementos da sua culinária.

Festa Junina: É uma festa que homenageia três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro. A festa junina no Brasil uniu os festejos cristãos com os indígenas formando algo próximo do que ocorre hoje. Os alimentos usados na festa são aqueles cultivados pelos indígenas como a mandioca, o milho e o amendoim. Pratos típicos de festa junina: pamonha, curau, canjica, bolo de milho, bom-bocado, cocada, pé-de-moleque, batata-doce, etc.

Pratos típicos do Nordeste

Os pratos dessa região são completamente influenciados pela variedade de culturas presentes em seus nove estados. Frutos do mar, ensopados, guisados, tapiocas e tortas fazem parte da alimentação do nordestino. Essa culinária tem um tempero forte com a presença de produtos produzidos na própria região.

A culinária nordestina tem um aroma muito agradável e costuma ser repleta de cores. Fique atento se você está de dieta, pois muitos alimentos feitos no Nordeste levam leite de coco, azeite de dendê ou pimentas e muitos temperos.

Os principais elementos gastronômicos que compõe o nordeste são:

  • Leite de Coco
  • Camarão
  • Azeite de Dendê
  • Feijão Fradinho
  • Pimenta Malagueta
  • Farinha de mandioca
  • Pimenta de Cheiro
  • Charque
  • Jerimum
  • Mandioca

Já os pratos principais encontrados em seus estados são:

Arroz de Cuxá

Esse tipo de arroz não pode faltar nas festas típicas do Maranhão. Elo é feito com o cuxá, um molho feito com vinagreira, gengibre, camarão, pimenta de cheiro, gengibre e farinha.

prato de carne nordestinaCarne-de-sol

Antigamente a carne era salgada e exposta ao sol para ser conservada, mas atualmente a carne de sol é utilizada em diversos pratos no Brasil.

Buchada

Esse prato típico nordestino é feito com as entranhas do bode. Elas são lavadas, temperadas e cozidas. Esses ingredientes são colocados em uma “bolsinha” feita com o estômago do bicho.

Dobradinha

Alimento feito com o bucho de algum animal, principalmente o boi, cortado e temperado. É um prato tradicional em Portugal e na região nordeste do Brasil.

Galinha à Cabidela

Prato típico português que também é chamado no Brasil de Frango ao molho pardo. Ele é cozido juntamente com o sangue do próprio animal recolhido durante o abate.

Sarapatel

Pode ser facilmente encontrado em vários estados do Nordeste e produzido com vísceras de carne de porco, sangue coalhado e alguns temperos.

Sururu

Esse molusco é muito apreciado na culinária nordestina como um caldo feito com sururu, leite de coco e dendê.

Tapioca

Essa deliciosa iguaria brasileira é de origem indígena e feita com polvilho umedecido. Ele é preparado em uma chapa ou frigideira e pode ter diversos recheios. Em 2006 a tapioca foi eleita como Patrimônio Imaterial e Cultural da cidade de Olinda.

Sobremesas Nordestinas

Arroz Doce

Esse doce é conhecido em todo o Brasil, mas se popularizou na região nordeste. É feito com arroz, leite, leite condensado e açúcar.

Canjica

Prato típico brasileira que pode ser consumida o ano todo, porém aparece principalmente no período das festa junina. Ele é feito com milho, açúcar, leite, leite condensado, leite de coco, coco ralado ou amendoim.

Cocada

Doce de origem angolana feito com coco, leite condensado e leite de coco. Também podem ser colocados frutas para dar outros sabores a cocada.

Pamonha

É possível encontrar pamonhas em diversos estados do Brasil e no nordeste ela é muito consumida nas cidades do interior e durante as festas juninas.

Rapadura

Por incrível que pareça a rapadura não foi inventada no Brasil e sim nas Ilhas Canárias. Esse doce surgiu através das sobras durante a fabricação de açúcar. Durante o Brasil Colonial ela era utilizada como alimento dos escravos. A rapadura tem alto valor nutricional e se tornou um ícono entre as sobremesas da alimentação brasileira.

Comida Mineira

comida mineiraA comida mineira é considerada uma das mais apetitosas do Brasil. Confira tudo sobre seus principais pratos típicos.

Comida Mineira

Comida Nordestina

tempero nordestinoA região nordeste tem uma gastronomia rica e seus estados criaram pratos como o cuscuz e a tapíoca. Conheçam os quitutes nordestinos!

Comida Nordestina

Gastronomia Brasileira

temperos na garrafa

- Comidas do Norte

- Comidas do Sul

- Comidas do Centro-Oeste

- Comidas do Sudeste