Mapa Região NorteA região norte é cercada por uma hidrografia rica e uma vegetação exuberante. É considerada uma das maiores regiões do Brasil e formada pela Floresta Amazônica que ocupa cerca de 80% da região. O rio Amazonas atravessa o norte e é considerado o maior do mundo. Por ser a maior região, é composta também pelos maiores estados com faixa territorial como Amazonas e Pará. As principais cidades são Manaus, Belém e Porto Velho. Fazem parte da região os estados:

- Acre (AC);

- Amapá (AP);

- Amazonas (AM);

- Pará (PA);

- Roraima (RR);

- Rondônia (RO);

- Tocantins (TO).

Gastronomia do Norte do Brasil

Sua culinária é influenciada principalmente pelas tribos indígenas e é destacada pelos frutos regionais, raízes, sementes e peixes.

Foram os índios os primeiros a produzir pratos com os ingredientes da região utilizando instrumentos como pilões, potes de barro, cascas de frutas, peneiras de palha, etc., para a elaboração de sua comida. O guaraná, por exemplo, é um dos ingredientes utilizados para a produção de refrigerantes e sucos e plantado pelos índios Sateré-Mawé. Além dele, a mandioca também é de tradição indígena, com ela são produzidas farinhas populares e o famoso tucupi.

Pratos Típicos

Seus pratos típicos são considerados originais da culinária nacional, apesar de terem sofrido influências dos colonizadores. Primeiro, os portugueses com várias técnicas de cozimento e conservação de alimentos trouxeram doces, conservas, compotas e licores, produzidos com os ingredientes da região norte. São pratos recheados de alimentos provenientes dos rios e mares, pois parte da região é banhada pelo mar.

Após o ciclo da borracha, vários imigrantes estavam em busca de emprego através da extração do látex como japoneses, libaneses e italianos, além de pessoas de outros estados brasileiros como os nordestinos que produziram pratos marcantes para a culinária da região norte. Os principais elementos gastronômicos que compõe os pratos do norte são:

  • Mandioca;
  • Urucum;
  • Jambú;
  • Guaraná;
  • Tucunaré;
  • Tucupi;
  • Castanha-do-Pará;
  • Pirarucú;
  • Filhote;
  • Farinhas;
  • Feijões;
  • Pimentas, etc. 

Comidas Típicas do Amazonas

A maior parte das comidas típicas contém os pescados da Amazônia como tucunaré, pirarucu, tambaqui, pacu, dentre outros que são servidos de variadas formas. Pode ser com tucupi, baião de dois ou caldeirada.

A culinária amazonense teve influência indígena e também de países como a França, Portugal, Espanha, África e Arábia no período colonial. Além disso, sulistas e nordestinos também deram suas contribuições para os pratos.

O amazonense poderá iniciar o seu dia comendo queijo coalho com tucumã (x-caboquinho), uma deliciosa tapioca com manteiga, tucumã ou queijo. Vale degustar uma banana frita com vários temperos da Amazônia ou frutas de várias formas como molhos, sorvetes, geléias e sucos. Confira outros pratos consumidos no Amazonas:

Costela Tambaqui Frita Restaurante Banzeiro

Costela de Tambaqui

O tambaqui é muito apreciado no Amazonas por causa do seu sabor magnífico. Com ele pode-se realizar várias receitas como caldeirada, bolinho, moqueca, desfiado etc. A costela de tambaqui pode ser assada na manteiga com azeite, limão, sal e alho.                                 

X-caboquinho

O x-caboquinho é um sanduiche muito conhecido na região formado por pão, queijo e tucumã (fruto com casca verde que é degustado puro com farinha ou dentro do pão).

Pirarucu

É um peixe considerado o bacalhau amazonense. Ele é o maior peixe do país, pescado em lagos e rios da Amazônia e pode ser degustado grelhado, como recheio para empadão e tortas, bolinho, ao forno, na moqueca, à milanesa, dentre outros.

Balas de Manaus

Um dos doces requisitados pela população é uma bala de chocolate com variados recheios, dentre eles cupuaçu ou doce de leite.

Comidas Típicas do Acre

No Acre, os restaurantes que se destacam no estado estão localizados principalmente na capital Rio Branco que oferecem uma cardápio peculiar com carnes de tartaruga, rã, quibe de macaxeira, charuto de repolho e um dos pratos conhecidos como baixaria, um pão recheado por carne moída, tomate, cheiro-verde e ovos.

Os pratos típicos são formados por ingredientes provenientes da culinária do Pará, do Nordeste e de países como Síria e Líbano. O café da manhã costuma ser farto com tapioca, tacacás, quibes de arroz e como acompanhamento o café com leite.

Pirarucu à Casaca

O pirarucu é um peixe que vive nos rios e lagos do Acre. Esse prato é um dos mais famosos e preparado com manteiga, cebola, alho, pimenta de cheiro e colorau. O estado é um dos principais comercializantes do pescado.

Tambaqui à Moda Acreana

Além do pirarucu, o tambaqui é um dos peixes que fazem sucesso entre os acreanos. É servido nos restaurantes a costela do pescado, geralmente, preparado com manteiga, gengibre, açúcar, vinagre balsâmico, molho inglês, vinho e farinha de tapioca.

Quibe de Arroz

Os árabes trouxeram para o Acre os modelos de quibes, e um em especial, já faz parte da gastronomia local: o quibe de arroz. Recheado com carne moída e uma massa preparada com arroz cozido. É só fritar e comer o crocante quibe.

Quibe de Macaxeira

Os quibes foram introduzidos pelos sírios-libaneses, mas sofreram muitas modificações, pois o do Oriente Médio é feito com massa de carne moída, trigo tabule e recheio de carne de carneiro com ervas. Além do quibe de arroz, o quibe de macaxeira é feito com a massa da tradicional mandioca.

Saltenha

Por causa da proximidade com a Bolívia, a saltenha foi trazida para o Acre e fez sucesso. É um salgado frito ou assado com recheio de frango desfiado com uma pincelada de manteiga e outros temperos.

Comidas Típicas do Amapá

A maioria dos estabelecimentos gastronômicos encontram-se na capital, especialmente próximos a orla do rio Amazonas, inclusive pratos deliciosos com camarão e peixe são preparados para quem visita o estado .Existem algumas frutas que se destacam como caju, açaí e manga, que são consideradas provenientes do Amapá. É possível encontrar pelas ruas do estado sorvete e sucos dessas frutas.

Camarão no Bafo

É um prato feito com camarão sete-barbas com cachaça, sal, alho, cebola, pimenta e tomate. O camarão é preparado no vapor, ou seja, pode-se utilizar uma panela como a cuscuzeira para a produção da receita.

Tacacá Paraense

Tacacá

É uma receita indígena preparada com caldo de tucupi, goma de tapioca, jambu, sal, camarão, alho e pimenta. É um prato servido quente em uma cuia.

Gurijuba

O gurijuba é um peixe suculento proveniente do estado do Amapá. Ele pode ser feito com leite de coco, manteiga, alho, farinha de mandioca, dentre outros ingredientes.

Bolo de Castanha

O bolo de castanha-do-Brasil é um dos pratos apreciados pelos amapaenses, pela manhã ou no lanche da tarde.

Comidas Típicas do Pará

A culinária do estado do Pará é considerada originalmente brasileira, apesar de ser influenciada pelas tribos indígenas e também pela culinária de países como Portugal e África. Os principais ingredientes que recheiam as mesas dos paraenses são camarão, cupuaçú, bacuri, tucumã, pimenta de cheiro, piquiá, caranguejo, muruci, açaí, peixes e muitos outros. Além disso, a mandioca é responsável por dar sabor a diversos pratos. Um exemplo disso é a farinha d'água que é encontrada em muitos pratos da capital Belém.

Pato no Tucupi

É um prato típico muito consumido no Pará e em outros estados da região norte. Seus principais ingredientes são pato, jambu e tucupi. Antes da elaboração do prato, o tucupi que é um ingrediente muito famoso extraído da mandioca brava, deve ser descascado, levado ao sol por três ou quatro dias, fervido e só após esse processo consumido. Junto a ele, um pato médio e outros temperos como alho, cebola, limão, pimenta de cheiro, alfavaca, jambu, devem ser cozidos e derramados sob o pato. O prato poderá ser servido com arroz e farinha de mandioca.

Maniçoba

É um prato indígena e argentino muito apreciado no Pará. Ele é chamado também de feijoada-paraense. Seus principais ingredientes são as folhas de mandioca (maniva), que são substituídas pelo feijão. Outros compostos do prato são carne de porco, paio e costelinha. O prato, geralmente, é servido em vasilhas de barro e pode ser consumido com arroz, farinha e pimenta.

Caruru Paraense

Prato famoso que contém camarão seco refogado em temperos como cebola, cebolinha, alho, pimentão, azeite de dendê, farinha, quiabo, folhas de jambu e pimenta-do-reino.

Pimenta-de-cheiro-do-Pará

É um ingrediente muito encontrado nos pratos típicos do estado e traz um aroma e sabor divino às comidas. Outros ingredientes e pratos interessantes são vatapá paraense, jambú, pimenta de murupi, queijo de búfala, etc.

Comidas Típicas de Rondônia

A culinária rondoniense destaca-se pelos peixes e frutos da região norte, além disso, é marcada pelos traços culinários de outros estados e culturas. Os pratos mais requisitados pela população e que podem ser encontrados em todos os estados são caldeirada de tucunaré, doce de cupuaçu e caruru.

Jatuarana na Folha de Bananeira

É um prato conhecido também como matrinxã. Ele é composto por jatuarana, um peixe de carne rosada e sabor leve. Ele é defumado na folha de bananeira com outros temperos. Os habitantes costumam acrescentar ao prato a famosa pimenta de murupi, sendo servido juntamente com arroz e farofa de banana.

Doce de Cupuaçu

Doces que podem agradar o paladar dos rondonienses e que são feitos com cupuaçú e outras frutas são bolo de cupuaçu, bombom de cupuaçu rondoniano, etc.

Caldeirada de Tucunaré e Dourado

Além de ser um prato muito consumido no Amazonas, faz muito sucesso em Rondônia. Mistura-se o tronco, o rabo e a cabeça do tucunaré, um dos peixes famosos na região e principalmente para a pesca esportiva. As suas partes são lavadas com limão e marinados em sal, pimenta-do-reino, alho e azeite. Depois são acrescentados outros temperos e cozidos em água. Os acompanhamentos da caldeirada podem ser arroz, pirão, pimenta de murupi e farinha de mandioca.

Além da caldeirada de tucunaré, o dourado é um dos peixes famosos na culinária rondoniense. Para a elaboração da caldeirada, ele é misturado a ovo cozido, cheiro-verde, tomate, pimentão verde, pimenta-do-reino, sal e alho. Como acompanhamento pirão e arroz são ideais.

Comidas Típicas de Roraima

A culinária de Roraima é diversificada e traz a mistura de estados do Sul, Sudeste e Nordeste, bem como alguns estados da região norte e da comida indígena. São várias receitas que aguçam o paladar daqueles que visitam. Pratos como tacacá, acarajé, maniçoba, churrasco gaúcho, queijo mineiro e vatapá adquirem uma pitada adicional dos roraimenses.

Nas manhãs, a população costuma comer receitas preparadas com mandioca (macaxeira) como o bolo de macaxeira, tapioca com queijo, manteiga ou doce, pé-de-moleque, etc.

Damorida

É uma receita de origem indígena realizada com peixe ou carne assada, com folhas de pimenta malagueta, pimenta jiquitaia, goma de tapioca e sal. Pode ser servido com pirão de farinha de tapioca com arroz. É importante ressaltar que é um prato muito apimentado e deve-se tomar cuidado ao consumi-lo.

Chibé

O chibé é a carne de sol assada. Como acompanhamento pode-se fazer pirão.

Caldeirada

Assim como em muitos estados do norte, a caldeirada é muito famosa em Roraima, cujo peixe é selecionado, cortado em fatias, inserido numa panela com água e ingredientes como cebola, tomate, pimenta de cheiro, pimentão, entre outros.

Guisado de Galinha Caipira

A galinha é preparada aos pedaços e refogada com óleo, cebola, alho, pimenta do reino, pimenta de cheiro, sal, colorau, tomate, dentre outros e acompanha um pirão que é feito com o caldo do guisado.

Paçoca com Banana

Mistura de farinha, carne ou charque bem esfarelada (batida no pilão) e banana. É um prato muito indicado para viagens, pois pode ficar fora da geladeira.

Comidas Típicas do Tocantins

Por estar próximo dos estados de São Paulo e Minas Gerais, a culinária do tocantins sofreu suas influencias. Tribos indígenas e portugueses também acrescentaram aos pratos do estado seus segredos gastronômicos.

São receitas como peixe no leite, peixada, carne de sol e peixe na folha de bananeira. Outro prato típico é a caldeirada, recheada com frutos do mar e vários temperos. A paella também é muito valorizada no local. A mistura leva galinha caipira, calabresa e pequi.

Doces da Região Norte

Açaí Waku Sese AmazôniaOs doces da região norte do Brasil não possuem grande influencia dos portugueses como nos outros estados brasileiros. A variedade de frutos da floresta amazônica fornecem os principais doces elaborados na região, tais como:

  • Açaí: em outras regiões é consumido como um doce. Na Amazônia, há pratos servidos com açaí com peixe e farinha. Outra grande produção da fruta é o vinho de açaí, o original suco da fruta sem álcool.
  • Cupuaçú: é uma fruta nativa da Amazônia e muito utilizada na produção doces. Ele pode ser encontrado em feiras das capitais da região norte e servido nas principais sobremesas como bombons, bolos, sorvetes, sucos, geléias, etc. Sua polpa tem sido utilizada para a criação de cremes e shampoos. Uma curiosidade sobre as sementes do fruto é que elas podem ser utilizadas para a fabricação do chocolate em substituição ao cacau. É muito popular no estado do Pará.
  • Camu-camu: é uma fruta redonda de cor vermelha que altera sua cor quando madura. É ácida em sua forma natural e pode ser utilizada para a produção de sorvetes, geléias, licor, doces ou dentro de receitas como tortas e sobremesas.
  • Tucumã: produzido por uma palmeira chamada tucumanzeiro produz um fruto oval, com casca amarela e esverdeada e de polpa amarelada. Ele pode ser consumido de forma pura com farinha ou dentro de outras receitas como o x-caboquinho. Várias receitas são feitas com esse fruto tais como pudim, sorvete, bolos, pães, patês e muitas outras.

Comida Mineira

comida mineiraA comida mineira é considerada uma das mais apetitosas do Brasil. Confira tudo sobre seus principais pratos típicos.

Comida Mineira

Comida Nordestina

tempero nordestinoA região nordeste tem uma gastronomia rica e seus estados criaram pratos como o cuscuz e a tapíoca. Conheçam os quitutes nordestinos!

Comida Nordestina