região sudesteA Região Sudeste é a segunda maior do país e concentra nossas cidades mais populosas e mais ricas economicamente. Lá encontram-se as maiores indústrias, os maiores comércios, as grandes rodovias, hidréletricas e milhares de serviços são realizados nesses quatro estados.

A primeira vila criada pelos portugueses na região foi a vila de São Vicente em 1532. Novos caminhos foram aparecendo com o surgimento das entradas e bandeiras que buscavam índios para escravizar no interior da região onde atualmente está localilzado o Estado de São Paulo e Minas Gerais.

- Rio de Janeiro (RJ)

- São Paulo (SP)

- Belo Horizonte (MG)

- Vitória (ES)

Aspectos Geográficos e Históricos

A região sudeste surgiu com a fundação da vila de São Vicente em São Paulo. Logo depois eles começaram a realizar as bandeiras, expedições ao interior em busca de riquezas. Com a descoberta do ouro em Minas Gerais, a economia começou a ser focada nessa região acompanhando a queda na economia na região nordeste. A vegetação desses estados é composta por um pequeno pedaço de mata atlântica, caatinga, campos e vegetação litorânea.

Gastronomia do Sudeste

Os pratos consumidos no sudeste do país são influenciados pelas características específicas de cada estado. No Espírito Santo destacam-se os frutos do mar que fazem bastante sucesso por causa do vasto litoral. Mas, a gastronomia mais famosa dessa região é a mineira que possui aspectos únicos com pratos saborosos e o famoso pão de queijo.

São Paulo aparece com a maior diversidade graças a sua grande densidade populacional. São Paulo e Rio de Janeiro se tornaram um polo gastronômico e concentram os melhores restaurantes do país.

Pratos Típicos do Sudeste

Os pratos típicos da parte sudeste do país foram influenciados pelos portugueses, escravos e indígenas que já viviam no local. A feijoada, um prato típico consumido em todo o país, surgiu como um alimento dos escravos e se tornou famoso. As cidades possuem pratos típicos do interior, mas também possuem diversas opções contemporâneas. Os principais elementos gastronômicos que do sudeste são:

- Urucum

- Queijo Minas

- Bacalhau

- Banana-da-terra

- Coentro

- Mandioquinha

- Salsa

- Torresmo

Pratos Pincipais do Sudeste

Bauru

Sanduíche inventado por Casimiro Pinto Neto que tinha o apelido de Bauru, sua cidade natal. Ele sugeriu o sanduíche no restaurante Ponto Chic em São Paulo e o prato acabou levando seu nome. A receita original é feita com pão francês, rosbife, tomate, picles, sal e mussarela. Existem cinco variações de sanduíches: bauru italiano, americano, francês, gaúcho e português.

Cuscuz à Paulista

O cuscuz chegou ao Brasil por meio de um prato africano chamado cous cous. Ao contrário do cuscuz consumido no nordeste, o paulista é consumido na hora do almoço ou jantar. Ele surgiu através dos alimentos que eram levados pelos tropeiros (incluindo a farinha de milho) que se misturavam e que formavam esse prato. A receita atual pode levar tomate, pimentão, sardinha, camarão, cebolas, tipos diferentes de farinhas, azeitonas, etc.

Feijoada

prato de feijoadaA feijoada é um “cozido” de feijão preto com vegetais e variados tipos de carnes. Além disso, seu consumo acompanha a farofa, o arroz branco, a laranja e couve refogada. Ao contrário do que é difundido, esse famoso prato nacional não surgiu nas senzalas dos escravos. A outra versão dos fatos é de que o prato foi surgindo aos poucos, pois no Brasil Colônia a comida era escassa e as partes do porco usadas na feijoada não eram considerados restos do animal.

Filé à Oswaldo Aranha

Esse prato carioca tem esse nome por causa do diplomata Osvaldo Aranha. Na década de 1930 e 1940 ele almoçava sempre o mesmo prato em um restaurante do Rio de Janeiro que acabou recebendo seu nome. Trata-se de um bife de filé mignon temperado com alho frito e servido com arroz, farora e batatas portuguesas.

Moqueca Capixaba

A moqueca é um prato famoso capixaba que começou a ser feita pelos índios e era consumida pelos pescadores do litoral do Espírito Santo. Ela é feita com peixe fresco cozido em uma panela de barro com cebolas, tomates, limão, temperos, camarão, etc. A diferença dessa iguaria para a moqueca baiana é a ausência de óleo de dendê e leite de coco.

Muma de Siri

A culinária capixaba é muito influenciada pela proximidade com o mar, portanto os frutos do mar estão sempre presentes nos pratos típicos desse estado.

Virado à Paulista

O virado é um prato paulista criado durante o período colonial e trata-se de uma verdadeira refeição completa. A receita leva pirão de feijão, bisteca ou costela de porco, ovo frito, banana empanada, linguiça frita, arroz, torresmo e couve. A tradição é que ele seja servido nas segundas-feiras.

Picadinho

Faz parte dos pratos executivos servidos nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Consumido há vários anos, ele foi ganhando novas roupagens e temperos sem perder sua essência.

Sobremesas do Sudeste

brigadeiroBrigadeiro: O brigadeiro é totalmente brasileiro e foi criado durante a década de 1940 por causa da campanha eleitoral do brigadeiro Eduardo Gomes. Para homenageá-lo, mulheres cariocas preparavam a sobremesa que na época era feita com ovos, manteiga, chocolate e açúcar. Existem outras versões para a história, mas todos sabem que o brigadeiro se tornou um dos doces famosos do país e presente em todas as festas de aniversário.

Baba de Moça: Esse doce é usado atualmente como recheio de bolos e tortas. É considerado uma nova versão do doce de ovos feito em Portugal. É feito com gemas, leite de coco, açúcar e água.

Doce de Abóbora com Coco: Esse simples e delicioso doce chegou ao Brasil através dos escravos.

Comida Mineira

comida mineiraA comida mineira é considerada uma das mais apetitosas do Brasil. Confira tudo sobre seus principais pratos típicos.

Comida Mineira

Comida Nordestina

tempero nordestinoA região nordeste tem uma gastronomia rica e seus estados criaram pratos como o cuscuz e a tapíoca. Conheçam os quitutes nordestinos!

Comida Nordestina

Gastronomia Brasileira

temperos na garrafa

- Comidas do Norte

- Comidas do Sul

- Comidas do Centro-Oeste

- Comidas do Sudeste