Brasília é a terceira capital oficial do Brasil desde 1500. Assim que os portugueses aportaram no país, Salvador foi escolhida para abrigar a capital da colônia e foi transferida para o Rio de Janeiro em 1763. Já no século XX, em um dos comícios antes da eleição, Juscelino Kubitschek prometeu a um jovem que iria construir a nova capital do país e em setembro de 1956 foi delimitado o espaço onde seria erguida Brasília. Lucio Costa foi o urbanista e Oscar Niemeyer um dos principais arquitetos e responsável pelos grandes monumentos na cidade.

Sua beleza arquitetônica fez com que ela fosse o primeiro espaço urbano do século XX escolhido como Patrimônio Mundial. A sede do governo federal possui um acervo urbanístico e paisagístico que atrai muitos turistas. A cidade é um polo político, mas também gastrônomico com restaurantes para todos os gostos devido a miscigenação de sua população. São vários estabelecimentos espalhados pela cidade: pizzarias, churascarias, tapiocarias, creperias, sorveterias, restaurantes típicos, bistrôs, etc.

Restaurantes em Brasília

Antiquarius Grill

Esse restaurante surgiu no Rio de Janeiro e possui uma unidade no Distrito Federal. Um dos pratos mais conhecidos é o lombo assado no forno e sua especialidade é a culinária portuguesa. O ambiente comporta mais de 150 pessoas e pode-se reservar uma mesa antecipadamente.

Bar Brasília

prato bar Brasília

Esse bar inaugurado em 2001 possui uma decoração inspirada no bom humor carioca com toques da cultura de Brasília e do Nordeste. É um espaço boêmio com decoração retrô aberto na capital federal para receber os amigos que visitam a cidade. Além dos drinks e cervejas, eles tem no menu pratos do dia, caldos, petiscos, pratos individuais, porções e diversos tipos de comidas quentes. O ambiente conta com quase 300 lugares e é possível fazer reservas antecipadamente. Costuma receber muitos consumidores, principalmente no horário do almoço e durante o happy hour.

Beirute

O Beirute é um dos bares mais conhecidos de Brasília e foi inaugurado há mais de 30 anos. O ambiente rústico e leve consegue atrair centenas de pessoas diariamente. Atualmente o estabelecimento conta com duas unidades com um espaço para quase 400 pessoas (nas duas unidades) e eles trabalham praticamente com o cardápio original com destaque para o kibe e o filé à parmegiana.

Bottarga Ristorante

A gastronomia do Bottarga mistura a culinária contemporânea com a francesa e italiana. O local recebe a consultoria do conhecido chef brasileiro Felipe Bronze. À frente da cozinha está o chef Marcello Lopes com um menu variado com carnes, frutos do mar, pastas e sobremesas.

Corrientes 348

A unidade de Brasília desse restaurante é uma franquia que conta com os principais pratos da culinária argentina, principalmente as carnes. O prato em destaque é o ojo del bife acompanhado de batatas em rodelas.

Carne de Sol

Restaurante que surgiu em 1980 quando o proprietário Ronaldo Teixeira resolveu trazer o sabor da sua cidade natal no Rio Grande do Norte. O cardápio tem a famosa carne de sol que é consumida com vários complementos como a farofa e o feijão de corda. O espaço tem 250 lugares e pode-se reservar a mesa antes.

Coco Bambu

Com duas unidades em Brasília, esse restaurante começou na verdade como uma pizzaria na cidade de Fortaleza. O empreendimento familiar no ramo dos pescados cresceu e atualmente conta com vários restaurantes no país. As unidades da cidade possuem um grande espaço, uma boa estrutura e nos fins de semana fica lotado.

El Paso Texas

tacos mexicanosRestaurante mexicano localizado em três espaços em Brasília. Além do extenso menu com o que há de melhor na comida mexicana, a decoração do estabelecimento chama atenção com diversos itens da cultura do país latino. Existe a possibilidade de comer no bufê ou pedir os pratos à la carte.

La Tambouille

É um dos restaurantes importantes na culinária paulista e foi inaugurado em 1971 pelo chef Giancarlo Bolla. O cardápio possui pratos com inspiração na culinária francesa e italiana e em Brasília a cozinha é comandada pelo chef Waldeone Ferreira. O espaço é aconchegante e comporta menos de 100 clientes.

La Chaumière

Restaurante de comida francesa que funciona desde a década de 60 e na década seguinte passou a ser administrado por Severino, um dos antigos funcionários do local. O estabelecimento possui um menu inspirado na França com pratos como o coq au vin e abre nos horários do almoço e jantar.

Mangai

Mangai é o nome dado as feiras em algumas cidades do interior do nordeste. O restaurante foi criado pela Leneide Maia Tavares como um pequeno estabelecimento que vendia produtos da fazenda na cidade de João Pessoa. Com o tempo o local foi ficando conhecido e já conta com três unidades: Natal, João Pessoa e Brasília. O restaurante oferece diversos pratos da culinária nordestina como a carne de sol, o baião de dois, tapiocas e cuscuz. Além disso, o buffet conta com mais de 150 opções.

Nippon

prato típicoRestaurante de comida japonesa que existe na cidade há mais de 30 anos e conta com vários pratos contemporâneos e tradicionais do Japão. O destaque do local são os sushis e sashimis consumidos em um sistema de rodízio, buffet ou menu volante. Eles também possuem pratos quentes feitos com frutos do mar e outros ingredientes. Atualmente eles contam com duas unidades localizadas no bairro da asa sul.

Piantella

Esse sofisticado estabelecimento é conhecido por receber diversos políticos e empresários no horário do almoço e jantar. O restaurante possui uma extensa carta de vinhos que acompanham pratos da culinária internacional como o carpaccio de filé-mignon. O ambiente é requintado com decoração clássica.

Pobre Juan

Essa rede de restaurantes está localizada em várias capitais e surgiu para suprir a necessidade de alguns amigos em consumir um bom corte de carne. O destaque da casa é a parilla e a carta de vinhos. O espaço consegue comportar mais de 150 pessoas e possui estacionamento para os clientes.

Restaurante Oscar

Esse estabelecimento fica localizado no térreo de um hotel e sua decoração busca homenagear as linhas simples do Niemeyer. Localizado próximo ao lago Paranoá, o ambiente aposta em tons escuros na decoração. O restaurante tem diversas opções à la carte e também dispõe de alguns pratos feitos especialmente para as crianças. Para a sobremesa é possível escolher entre os sorvetes feitos no próprio local.

Taypá

Restaurante de comida peruana que divulga diversos pratos típicos como o famoso ceviche. Comandada por Marco Espinoza, a cozinha tem como principal prato o robalo ao molho de pimenta. O estabelecimento foi escolhido como um dos melhores restaurantes de comida peruana do pais e comporta até 110 pessoas em suas mesas. Para beber os consumidores podem optar por drinks preparados com pisco, uma bebida feita com vinho e produzida no Chile e Peru.

Villa Tevere

O restaurante Villa Tevere surgiu através do sonho de Suzana Leste em trabalhar com gastronomia. O local recria clássicos da culinária italiana com maestria e possui decoração inspirada na cidade de Toscana, na Itália.

Villa Borghese Ristorante

Esse local de referência italiana foi inaugurado em 1995 e ao longo dos anos foi ganhando destaques e prêmios. O estabelecimento também disponibiliza seu espaço para festas particulares e aniversários.

Xique-Xique

restaurante xique-xiqueRubinho, o dono desse estabelecimento, chegou em Brasília em 1971 e em 1975 ele abriu uma mercearia para vender carnes e verduras. Em 1979 ele decidiu abrir esse restaurante de comida típica nordestina no bairro W3 Norte. O principal prato do local é a carne de sol com um combinado de mandioca, feijão de corda, arroz, paçoca e manteiga de garrafa. Além disso, os clientes também podem comer saladas, massas, peixes, petiscos, e outras diversidades de pratos. Em 2009 foi inaugurado um novo espaço na mesma quadra e lá também é possível realizar eventos particulares. O local se tornou um ponto de encontro das famílias do DF e tem o espaço ideal para comer durante uma visita na cidade.

Comida Mineira

comida mineiraA comida mineira é considerada uma das mais apetitosas do Brasil. Confira tudo sobre seus principais pratos típicos.

Comida Mineira

Comida Nordestina

tempero nordestinoA região nordeste tem uma gastronomia rica e seus estados criaram pratos como o cuscuz e a tapíoca. Conheçam os quitutes nordestinos!

Comida Nordestina

Gastronomia Brasileira

temperos na garrafa

- Comidas do Norte

- Comidas do Sul

- Comidas do Centro-Oeste

- Comidas do Sudeste