A cidade de Salvador esbanja cultura e animação, sendo assim chamada de a “capital cultural do Brasil”. O turismo a cada dia cresce na região e há um investimento grande nas riquezas de cada parte da capital baiana. Mas, além de entretenimento, a culinária também é um dos pontos altos. Tendo como principal prato típico, o acarajé, é possível encontrar também pratos de outras culturas. Grande parte dos restaurantes e bares estão localizados no Pelourinho e no bairro do Rio Vermelho.

Andar por suas ruas é o mesmo que passear pelo passado brasileiro, principalmente, ao visitar o seu Centro Histórico. Salvador foi a primeira capital do Brasil até 1763, que abrigou a Coroa Portuguesa nas Américas. Desde então, monumentos históricos como casarões, igrejas e museus do século XVII e XVIII enfeitam cada ponto da capital. Para aqueles que desejam conhecê-la, guias turísticos poderão fazer um tour e contar sobre alguns fatos históricos. Um fato interessante é saber que seu porto foi primordial para a economia do continente até o século XVIII.

Dona de riquíssimas belezas naturais e uma costa com aproximadamente 50 quilômetros de praias de tirar o fôlego, o turista poderá mergulhar entre navios naufragados, curtir os esportes náuticos, tomar sol ou praticar outros esportes como asa-delta e skate. Não faltam opções para aproveitar o que a Bahia tem de melhor.

Restaurantes em Salvador

A Porteira Restaurante

O restaurante A Porteira é inspirado na comida nordestina, ingredientes como carne de sol, maxixe, mandioca, manteiga de garrafa, dentre outros, não faltam nesse ambiente. Foi fundado pelos irmãos paraibanos Janir e Nicodemos Gadelha em 1986. Atualmente, possui um espaço amplo com parque para as crianças, bar e cozinha adaptado aos gostos dos clientes, sendo premiada pela Revista Veja como a melhor comida sertaneja e melhor carne de sol de Salvador.

Bobó Camarão Casa de Tereza

Casa de Tereza Paim

A Casa de Tereza foi criada pela cozinheira Tereza Paim com um ambiente e clima de fazenda. Possui uma vendinha que comercializa produtos típicos. O salão principal é chamado de Galeria Iemanjá e possui obras de artistas plásticos do estado. Há também o Salão Bel Borba, batizado com o nome desse grande artista baiano. E espaços reservados para eventos como o Salão Terreiros e Igrejas da Bahia. Os pratos são todos voltados para a culinária baiana com diversos frutos do mar.

 

Don Papito

O Don Papito é um restaurante premiado pela Revista Veja e foi criado em 1974 por Adolfo Ventin Parada, que é conhecido como Papito, um espanhol que chegou na cidade em 1964. A partir daí, o restaurante ficou famoso por servir lambreta (um molusco encontrado nos mangues dos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas),cerveja gelada e outros petiscos. Além da lambreta serve saladas, polvo, camarões, casquinhas de caranguejo e muito mais.

Me Gusta Sabor Mexicano

O Me Gusta Sabor Mexicano é um restaurante com ênfase na culinária mexicana preparada especialmente pelo Chef Jorge Moura, fundador do estabelecimento em 2007. O prato destaque da casa é o Tacomack, um tipo de temaki oriental cujo recheio é formado por alface, feijão refrito, variados tipos de queijo e acompanhamento de mel com pimenta. Os apaixonados por comida mexicana podem se encantar com pratos como burrito, enchillada, quesadilla, tacos, camarão acapulco, sobremesas, bebidas diversas, dentre outros.

Prato Camarão Restaurante Ki-Mukeka

Ki-Mukeka

O Ki-Mukeka é um estabelecimento que oferece pratos feitos com peixes, mariscos, camarões e outros frutos do mar. Suas atividades começaram na Praia de Cabuçu, distrito de Santo Amaro da Purificação, inicialmente atendendo os feirantes. A empresa tem filiais em várias partes do Brasil.

Pizza Vignoli

A Pizza Vignoli é uma pizzaria tradicional de Salvador que serve pizzas crocantes e diferentes, que podem ser degustadas com luvas plásticas para que o cliente não suje as mãos e aprecie o melhor da pizza. Já recebeu premiações da Revista Veja Comer & Beber, sendo considerada uma das melhores pizzarias da cidade. Possui um cardápio de massas, saladas e pizzas diversas.

Restaurante Shiro

O Restaurante Shiro é um estabelecimento gastronônimo japonês fundado em 2004 com um ambiente climatizado e espaço reservado para reuniões chamado Sala do Tatami. Na parte superior há um local destinado a eventos sociais e corporativos. Serve diversas combinações de sushis e sashimis, sobremesas e pratos recomendados pelo chefe.

Restaurante Bargaço

O Restaurante Bargaço foi fundado em 1971 e a partir daí faz sucesso com seus pratos com ingredientes da culinária baiana e frutos do mar. Com a consolidação da marca, novas filiais pelo país foram abertas, sendo o objetivo de Leonel da Rocha, o fundador da empresa, tornar-se um ícone da gastronomia do país. O restaurante já foi premiado diversas vezes pela Revista Veja.

Ristorante Di Liana

O Ristorante Di Liana foi aberto em 1981 por Liana Allegro que veio de Veneza trazendo novidades para o Brasil. Com um ambiente aconchegante e pratos típicos da gastronomia italiana possui um menu light, massas tradicionais como ravioli, canelone, lasanha e pães. A casa está aberta para almoço e jantar.

Restaurante Cien Fuegos

O Restaurante Cien Fuegos foi inaugurado em 1993. Possui um ambiente com decoração mexicana, trazendo um pouco dessa cultura para a cidade, além de proporcionar uma noite interessante e alegre para os clientes. É possível degustar pratos como Totopos, Tostaditas, Flautas, bebidas diversas e o melhor da comida tradicional mexicana.

Prato Restaurante Paraíso Tropical

Restaurante Paraíso Tropical

O Restaurante Paraíso Tropical já recebeu diversas premiações e foi criado pelo Chef Beto Pimentel, que inova com ingredientes como mariscos, frutas e ervas exóticas produzidas por meio de sua horta. Pratos como siri-mole, camarão e maturi, lagosta ao paraíso e muitos outros fazem parte do cardápio.

Restaurante Donana

O Restaurante Donana foi fundado por Ana Raimunda Silva com um cardápio especializado na culinária baiana. Pratos com camarão, ostra, polvo, arraia, grelhados, sarapatel, sobremesas, dentre outros, fazem sucesso na casa. Com um ambiente simples e acolhedor atrai muitos clientes em busca de sua muqueca, que já foi premiada pela Revista Veja.

Restaurante Amado Bahia

Restaurante contemporâneo projetado pelo arquiteto Paulo Jacobsen com vários ambientes que podem ser acompanhados de uma vista linda para a Baía de Todos os Santos. O dono do estabelecimento é o chefe Edinho Engel com suas técnicas e ingredientes de qualidade faz petiscos, peixes, frutos do mar, carnes, aves, massas, dentre outros pratos. O restaurante já foi premiado pela Veja Salvador, Guia Quatro Rodas, Prêmio Gula e Prêmio Brasil Gastronomia.

Confira outras opções em Salvador

Tijuana

Bar Tal

Grande Sertão

Botequim São Jorge

Restaurante Yemanjá

Comida Mineira

comida mineiraA comida mineira é considerada uma das mais apetitosas do Brasil. Confira tudo sobre seus principais pratos típicos.

Comida Mineira

Comida Nordestina

tempero nordestinoA região nordeste tem uma gastronomia rica e seus estados criaram pratos como o cuscuz e a tapíoca. Conheçam os quitutes nordestinos!

Comida Nordestina

Gastronomia Brasileira

temperos na garrafa

- Comidas do Norte

- Comidas do Sul

- Comidas do Centro-Oeste

- Comidas do Sudeste