Sushi Japonês

A culinária tradicional do Japão é preparada com muito cuidado, principalmente quando se trata dos alimentos frescos, como peixes e frutos do mar.

Anteriomente ao ano 2.500 a.C, os japoneses sobreviviam da caça, da pesca e da coleta, e portanto, não cultivavam grãos para a alimentação. Após a data, o arroz japonês (gohan) foi um dos principais itens acrescentados nesta culinária proveniente da Coréia e da China. Tornou-se um elemento indispensável, tanto para a preservação do peixe, quanto para a elaboração de pratos. Ele é utilizado em receitas como bolinho de arroz e saquê, bebida à base de arroz e álcool, itens que começaram a compor as mesas e também festivais (como o Ano Novo) dos japoneses, aproximadamente no século 5.

A China foi um dos países influentes para a culinária japonesa, e por volta dos séculos 8 e 9, foram inseridos o hashi, talheres dedicados ao consumo da comida e também o shoyo.

Após a metade do século 7, algumas carnes como de porco, boi e aves, foram proibidas. As carnes de coelho e javali eram liberadas em situações específicas e a única exceção estava na carne de peixe, fato que tornou o consumo dos pescados um item primordial. Mas, com a influência da cultura europeia, o consumo de carne foi aceito, principalmente por causa do cristianismo. Frituras, doces, milho, abóbora e outros ingredientes também foram introduzidos e chamados de nanban ou comida dos bárbaros do sul.

Porém, muitos desses costumes, incluindo o consumo de carne, foi proibido com o fechamento dos portos, durante o governo do Xogunato Tokugawa (período em que o Japão foi comandado pela família Tokugawa). O Japão retornou aos seu antigos costumes. Apenas com a Restauração Meiji e a chegada dos portugueses no século XVI, a carne retornou ao cardápio, quando o exército considerou o alimento fortificante para os soldados.

Após a década de 60, a economia japonesa começou a crescer, dando espaço para a culinária de outros países, como Estados Unidos, trazendo a cultura dos fast foods, a Coréia e a China, por exemplo.

Alimentos mais Consumidos no Japão

- Arroz;

- Algas;

- Vegetais;

- Peixes.

Pratos Típicos Japoneses

A comida japonesa tornou-se muito popular na gastronomia mundial. Pessoas visitam o país em busca dos pratos com peixe cru e camarões, mas a culinária é tão diversificada que não faltam opções para aqueles que visitam o Japão. Veja alguns pratos típicos da culinária:

Gyoza Repolho Comida Japonesa

Gyoza

É um prato com massas fritas que possuem formato de pastel recheados com carne ou legumes.

Niguiri

São bolinhos com arroz e fatias de peixe cru, camarão ou polvo prepararado à mão. Os bolinhos podem ser consumidos mergulhando-os no shoyo.

Yakimono

São formados pelos alimentos grelhados como yakisoba, teriyaki, dentre outros.

Missoshiro

É uma sopa feita com missô, um tipo de pasta de soja, junto com tofu, cebolinha, algas e hondashi.

Yakissoba

É um prato com macarrão feito na chapa com molho shoyo, legumes. Pode ser servido com carnes e frutos do mar.

Sushi

São bolinhos temperados formados por peixe, arroz japonês e outros ingredientes como pepino, frutas, rabanete, algas, etc. Recebem vários nomes de acordo com o modo de preparo.

Sashimi

É um prato popular no Japão, feito com cortes de alimentos crus degustados com molho shoyo (à base de soja). Além desse molho, pode ser servido também com wasabi (um condimento com gosto forte usado na culinária japonesa) ou com gengibre ralado. Geralmente são utilizados mariscos e vários tipos de peixes cru e frescos.

Temaki

É um pedaço grande de alga em formato de cone recheada com peixe, frutos do mar, arroz e vegetais.

Tempura de Camarão Prato Japonês

Tempura

São alimentos cobertos por tempura que logo em seguida são fritos. Podem ser utilizados como alimentos: cogumelos, legumes, mariscos, etc. É um dos pratos mais populares no Japão.

Uramaki

É o arroz que pode ser feito com gergelim, com alga (folha nori) e recheado com peixe e outros ingredientes, ao contrário do sushi, o arroz fica na parte externa e no formato de um bolinho.

Yakitori

É um tipo de frango grelhado com molho de soja agridoce que são parecidos com mini churrascos.

Gohan

É o arroz branco, servido em muitas refeições no Japão. Geralmente, os japoneses consomem o arroz dentro de uma tigela, junto com outros alimentos, como ovo cru, molho de soja, etc.

Principais Restaurantes Japoneses

Restaurantes Japoneses no Brasil

Ayoama - São Paulo

Inaugurado em 1997, é um reconhecido restaurante de São Paulo criado pela Família Nagai. É especializado na culinária japonesa que oferece sushis, sashimi, temaki e uma variedade de pratos que impressiona só de observar o cardápio. Com um ambiente requintado e organizado é ideal para aqueles que querem aproveitar o melhor da culinária oriental.

Comida Japonesa Restaurante Aizomê

Aizomê - São Paulo

O Restaurante Aizomê possui quatro ambientes, todos preparados para atender o cliente. A casa é muito visitada por japoneses, executivos e famílias que desejam degustar pratos especiais preparados pelos itamaes (chefe de cozinha em japonês). Os ingredintes são selecionados de forma específica dando aos pratos um requinte proveniente da cultura. O visitante poderá pedir um menu degustação, menu fixo e almoço executivo.

Mori Ohta Sushi - São Paulo

Fundado em 2004, o restaurante Mori Ohta Sushi conquistou o público através da produção de pratos saborosos com sushi e sashimi alinhado a técnicas diferenciadas de servir e preparar os alimentos. Possui ainda outras unidades no país. O espaço é confortável e badalado, com lounge, serviço de bar com uma carta de drinks especiais, balcões de sushi bar, música ambiente, estacionamento, ar-condicionado, acesso para deficientes e música ambiente. Já foi premiado pela Revista São Paulo (Folha de São Paulo), Veja São Paulo e Trip Advisor.

Restaurante Kinoshita - São Paulo

Fundado por Toshio Kinoshita, tem conquistado vários clientes por causa de seus pratos japoneses, principalmente com os pratos produzidos por Tsuyoshi Murakami, chef e sócio do estabelecimento. Ele trouxe ao local suas experiências em casas premiadas ao redor do mundo. O chef segue os princípios da Kappo Cuisine, técnicas requintadas de culinária japonesa, para criar a melhor receita para o cliente. Assim, no restaurante, os clientes podem pedir pratos surpresas ou aqueles que já estão no cardápio.

Nagayama - São Paulo

A primeira casa do Grupo Nagayama foi fundada em 1988 por Mario Nagayama com um ambiente agradável e ótimo para os clientes. A qualidade da culinária atrai milhares de pessoas que desejam aproveitar o espaço. No cardápio são encontrados pratos como berinjela empanada, tempura misto de camarão, combinados com peixes variados e muito mais.

Miyabi - São Paulo

O Restaurante Miyabi é um dos pioneiros em São Paulo, especializados na culinária japonesa tradicional, com um cardápio de pratos originalmente do Japão. Um dos pratos oferecidos é o caldo zousui, à base de arroz, feito com cogumelo, legumes, ovo, aves ou ostras; além dele, outras iguarias atraem os clientes. É considerado um dos melhores restaurante japoneses pelo Guia 4 Rodas, Época São Paulo e Veja Comer & Beber.

Rangetsu of Tokyo - São Paulo

Com criações originais da culinária japonesa, o Rangetsu of Tokyo é um restaurante com anos de tradição em Tóquio, no Japão, com filiais nos Estados Unidos e São Paulo. O chefs e sushimans fazem combinações diferentes na elaboração de seus pratos. Com um menu contemporâneo, o cardápio é capaz de agradar até aqueles mais exigentes. As refeições podem ser consumidas por empresários, famílias, casais e amigos. O ambiente é requintado e hospitaleiro e é possível realizar diversas confraternizações, trabalhando com um sistema de reservas.

Manekineko - Rio de Janeiro

O Manekineko é um restaurante japonês considerado um dos mais famosos do Rio de Janeiro. Com várias unidades na cidade, possui peixe fresquinho e pratos especializados da culinária contemporânea com criações diferenciadas. No cardápio pratos como hot filadélfia, sushis, sashimis, yakissobas, tempuras, sobremesas, dentre outros, podem ser degustados pelo cliente. Oferece serviço de buffet para festas e delivery.

Kojima - Recife

O Restaurante Kojima foi fundado em 1997 especializado em comida japonesa contemporânea. É ideal para todos os tipos de pessoas, possuindo um ambiente descolado e interessante. Um dos pratos destaques são aqueles inspirados em nikei, mistura da culinária japonesa com a peruana. O cardápio possui sashimi, sushi, combinados, uramaki, dentre outros.

Prato Sushi Sashimi Restaurante Sakura

Sakura - Porto Alegre

O Restaurante Sakura foi fundado em 1981, dentro da casa da família fujimoto. Com seu crescimento, ganhou um espaço próprio, todo remodelado e num estilo moderno e agradável. Os clientes podem escolher ambientes como tatame, mesas tradicionais que estão dispostas no salão ou na parte externa do estabelecimento. O cardápio é composto por entradas e acompanhamentos, como o gyoza, missoshiro, harumaki (rolinho primavera), gohan, sushi, sashimi, temaki, tempura, combinados, sobremesas, dentre outros.

Comida Mineira

comida mineiraA comida mineira é considerada uma das mais apetitosas do Brasil. Confira tudo sobre seus principais pratos típicos.

Comida Mineira

Comida Nordestina

tempero nordestinoA região nordeste tem uma gastronomia rica e seus estados criaram pratos como o cuscuz e a tapíoca. Conheçam os quitutes nordestinos!

Comida Nordestina