A comida mineira é muito famosa não só em Minas Gerais, mas também em diversas partes do país. São pratos simples, feitos com os produtos produzidos nas fazendas, mas que guardam as características peculiares desse estado. Muitos dizem que para comer bem é preciso ter provado a deliciosa culinária mineira.

A comida consumida pelos mineiros baseia-se no período de exploração do ouro quando a região recebeu centenas de pessoas dispostas a enriquecer. No início do século XVIII, esse estado não era desenvolvido e havia poucos alimentos para sustentar a população que crescia exponencialmente. O lombo de porco, atualmente muito apreciado nos restaurantes de comida mineira, era consumido  em abundância por causa da escassez de carne bovina naquela época. Historiadores acreditam que a falta de comida na região no período minerador foi crucial para definir suas características alimentícias.

Com a queda na oferta de ouro e pedras preciosas, a região começou a investir na pecuária e na produção de alimentos de manufatura. Com isso essa capitania se tornou mais autosuficiente. Nesse período, a alimentação em Minas ficou por muito tempo voltada para o feijão, o angu e a farinha criando a fama dos pratos simples desse estado. Os índios ensinaram a comer mandioca, milho, pirão e farofas. Os portugueses trouxeram os doces e o uso dos ovos.

comida di buteco

Comida di Buteco: Essa competição foi criada em 1999 pelo produtor do programa Momento Gourmet. Eduardo Maya sugeriu a criação de um evento para alavancar e promover a cozinha mineira e os botecos de Belo Horizonte. Foi assim que surgiu o Comida di Buteco para avaliar os petiscos dos botecos brasileiros. Em 2008 ele foi expandido para outras cidades. Em 2013 o evento contou com a participação de cerca de 400 botecos em 16 cidades.

 

 

Pratos Típicos de Minas Gerais

Angu Mineiro

O famoso angu mineiro é preparado com fubá de milho e água. É possível utilizar temperos, mas a receita original não usa nenhum condimento.

Bambá de Couve

A couve é uma hortaliça bastante consumida em Minas Gerais e nesse prato a couve dá um sabor especial. Sua consistência é um pouco parecida com a polenta e leva fubá, manteiga, linguiça de porco, água e temperos.

Frango com Quiabo

Esse prato típico começou a ser consumido em uma época onde Minas Gerais sofria com a escassez de comida durante o período colonial. O quiabo era consumido pelos índios e passou a acompanhar o frango.

Feijão Tropeiro

Esse prato típico está presente principalmente nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás. Ele é feito com feijão, farinha, mandioca, torresmo, linguiça, alho e cebola. Recebeu esse nome porque era o alimento mais consumido pelos tropeiros, homens que guiavam animais que carregavam mercadorias.

Leitão a Pururuca

O prato recebe esse nome porque o porco é assado e sua pele é frita por meio do óleo quente que é jogado em cima da carne do animal.

Pão de Queijo

O pão de queijo é um prato famoso nos estados de Minas Gerais e Goiás. Historiadores acreditam que ele é consumido desde o século 19, mas foi depois da década de 50 que esse quitute se popularizou como uma das melhores opções para comer no café da manhã ou lanche da tarde. Esse biscoito é feito com polvilho doce ou azedo e outros ingredientes como o famoso queijo mineiro e assado até ficar dourado.

Torresmo

O torresmo é a pele do porco frita e cortada em pedaços. Ela é muito consumida como aperitivo acompanhando alguns pratos e bebidas.

Tutu de Feijão

O feijão tem presença marcante na culinária brasileira por causa da influência indígena. O tutu é preparado com a junção do feijão amassado e seu caldo com a farinha de mandioca. O seu nome tem origem africana e significa "algo que não existe".

Vaca Atolada

Vaca atolada é um prato não só consumido em Minas Gerais, mas também em outros estados do Brasil. Ele é feito com costela de vaca e mandioca.

Doces Mineiros

docinhos enroladosEspera-Marido: Esse doce é do interior do país e não é tão famoso como outros, mas tem um sabor totalmente especial. A receita leva ovos, leite, doce de leite e canela. Seu nome curioso deve-se a tradição de que ele era preparado rapidamente pelas mulheres que esperavam os maridos.

Doce de Leite Mineiro: Esse doce é preparado com leite fresco e açúcar.

Outros doces mineiros: Queijadinha, Broa de Fubá, Doce de Abóbora, etc.

 

Comida Mineira

comida mineiraA comida mineira é considerada uma das mais apetitosas do Brasil. Confira tudo sobre seus principais pratos típicos.

Comida Mineira

Comida Nordestina

tempero nordestinoA região nordeste tem uma gastronomia rica e seus estados criaram pratos como o cuscuz e a tapíoca. Conheçam os quitutes nordestinos!

Comida Nordestina

Gastronomia Brasileira

temperos na garrafa

- Comidas do Norte

- Comidas do Sul

- Comidas do Centro-Oeste

- Comidas do Sudeste