A cidade de Fortaleza é cheia de atrativos históricos e belezas naturais. Quem se aventura a conhecer o local encontrará praias, animação, locais para hospegadem e restaurantes diversos com pratos típicos que envolvem o baião de dois, carne de sol, tapioca, carangueijo, camarão, lagosta, etc. Sua gastronomia é diversificada com cozinhas de vários países e também regionais. Fortaleza é a capital do Ceará e considerada uma das cidades turísticas do Brasil.

Na história da colonização do estado, fora criado vários Fortes, mas ambos destruídos em guerras ou abandonados, o último Forte de São Sebastião de origem portuguesa foi ocupado pelos holandeses entre 1640 a 1644. Com a expulsão deles pelos índios, o Forte foi tomado pelos portugueses e o Ceará começou a ser colonizado por eles que o renomearam para Forte de Nossa Senhora da Assunção. Em 13 de abril de 1726, o Forte transformou-se numa vila e em 1823, Fortaleza entrou na categoria de cidade.

Com várias riquezas naturais incluindo lagoas, rios, uma vegetação litorânea exuberante e praias marcantes como a Praia do Futuro, possui também prédios históricos e outros atrativos culturais tais como o Theatro José Alencar, o Farol de Fortaleza, o Museu de Fortaleza, a Praça do Ferreira, dentre outros locais para visitar.

Restaurantes em Fortaleza

Boteco Praia

Bife de Chorizo Cabaña Del PrimoCom um toque especial em sua arquitetura, serve aos clientes os sabores do Ceará, bem como das comidinhas de boteco como petiscos deliciosos. O local é animado com bandas ao vivo, muito chopp, bebidas diversas e um espaço amplo para atender a freguesia. O menu é à la carte com receitas com frutos do mar, carnes e peixes. 

Cabaña del Primo

Considerado um dos melhores restaurantes argentinos de Fortaleza, premiado pelo Guia 4 Rodas, Trip Advisor, Revista Veja e o Great Place to Work é especializado no corte especial de carnes, cuja preparação acontece em parrillas, uma forma de assar carne realizada por argentinos e uruguaianos. Dentre os principais pratos com carnes estão o Bife de Tira, o Prime Rib, o Bife de Chorizo e muitos outros. Serve também frutos do mar, linguiças, salmão, bebidas, acompanhamentos e sobremesas. Tem um espaço aconchegante para eventos e um ambiente confortável e decorado com mesas de madeira, estantes, quadros e outros utensílios. 

Cantinho do Faustino

É um restaurante simples e tradicional com ambiente totalmente preparado para almoço, jantar e happy hours. Foi eleito pelo Guia 4 rodas como um dos melhores restaurantes de comida cearense alinhado aos sabores da culinária internacional. O chefe cearense Faustino Paiva, um dos símbolos do movimento Slow Food, é dono do restaurante e prepara seus pratos com dedicação, inclusive, ele tem uma horta de onde cultiva os seus alimentos orgânicos e os leva diretamente para a mesa dos clientes. 

Coco Bambu Frutos do Mar

É uma famosa rede de restaurantes espalhados pelo Brasil, uma das unidades encontra-se em Fortaleza e é uma das opções para os visitantes do estado. Seu cardápio aprimorado tem novidades interessantes como camarões ao molho, lula à italiana, pastel de camarão, lagosta, sobremesas de dar água na boca, uma carta de vinhos e espumante, etc. 

Carneiro do Ordones

Restaurante famoso pela sua peculiar carne de carneiro. Receitas como carneiro à inglesa, à moda, marroquino, espetinho e churrasco são as novidades do local. Desde sua criação, procurou se especializar na preparação de carne de ovinos, além de proporcionar uma ambiente agradável e familiar. Quem deseja experimentar, pode pedir por tele entrega pratos com aves, peixes, frutos do mar, saladas, guarnições, bebidas, sobremesas e outros diversos. 

Geppo's

É um restaurante especializado em massas que serve também frutos do mar, carnes, saladas, sobremesas, etc. Receitas que se destacam e são conhecidas como pratos vintage são o camarão no abacaxi, peixe à delícia e o picadinho geppo's. 

La Bella Itália

Carpaccio de Lagosta Misaki RestauranteÉ um restaurante com pratos da culinária italiana criado por Luca Lungui e Andrea Antonucci. A autentica combinação de pratos italianos dão origem a receitas saborosas tais como entradas como bruschette miste, caprese, carpaccio di carne; saladas, massas tradicionais ou com frutos do mar, lasanhas, ravioli, risotos, carnes, peixes, acompanhamentos, pizzas, calzone, sobremesas, etc., além de uma carta de vinhos nacionais e internacionais.

Misaki 

É um restaurante japonês contemporâneo que serve almoço e jantar. Ele é preparado para aqueles que desejam ter experiências diferentes com esse tipo de culinária. Seus pratos não possuem um cardápio apenas com sushi ou sashimi, mas variados tipos de peixes e frutos do mar são acrescentados às receitas, que mudam de acordo com os dias da semana. O restaurante já recebeu premiações da revista Veja Comer & Beber, Melhores do Ano Prazeres da Mesa, Great Place to Work 2013, como uma das melhores empresas para se trabalhar no ramo de restaurantes e o prêmio Selo Sebrae. 

Restaurante Colher de Pau

É um restaurante de comida brasileira com receitas que acompanham mariscos, peixes, crustáceos, carne de sol, frutas diversas, etc. Como novidades da casa, o visitante poderá comer peixada, baião de dois, polvo, escondidinhos, frangos, camarões feitos de diversas formas, lagosta, comidas de boteco e muito mais. Além da comida, os clientes podem curtir música ao vivo com os cantores populares no Ceará.

Restaurante Nostradamus

Restaurante conceituado do Ceará com um cardápio inovador e atraente. Algumas entradas são servidas de forma delicada dentro de loucinhas para que o cliente possa iniciar com pequenas degustações. É necessário fazer reserva e usar roupas adequadas. O Nostradamus já recebeu diversas premiações do Guia Quatro Rodas. 

Restaurante do Alfredo

Esse restautante é muito popular por oferecer um cardápio diferenciado para seus clientes e é famoso pelos pratos elaborados com peixe, principalmente a peixada com sirigado. Pratos como caldeirada, peixe grelhado, camarão no espeto e bebidas diversas são uma das opções para quem visita a cidade. 

Regina Diógenes

Restaurante de comida gourmet especializada na preparação de pratos saborosos como tortas, quiches, saladas, massas, aves, peixes, carne vermelha, doces e congelados. É dedicado a realização de eventos noturnos e também encomendas para os que desejam realizar um evento à domicílio. 

Santa Grelha

Coxinhas de Frango do Santa GrelhaPara quem gosta de degustar carnes finas, o Santa Grelha encanta os clientes com pratos inovadores e marcantes. Com ambientes personalizados e um cardápio elegante é considerado um dos melhores restaurantes de carne de Fortaleza, recebendo várias premiações ao longo dos anos. O cliente poderá ser servido por entradas como costelinha de porco grelhada, tulipas de frango, camarões crocantes, chips de macaxeira; saladas diversas, linguiças, grelhados, frutos do mar, peixes, acompanhamentos, sobremesas, etc. 

Soho Restaurante

Com muito charme e um ambiente agradável, esse restaurante de comida japonesa contemporânea possui um cardápio recheado de opções para aqueles que gostam dessa culinária. Ele é chefiado por Élcio Nagano, proprietário do restaurante. 

Confira outras opções em Fortaleza:

Marquinhos Delícias Cearenses 

Oui Bistrô

Peixada do Meio

Restaurante Marquês da Varjota

Tilápia Restaurante 

Comida Mineira

comida mineiraA comida mineira é considerada uma das mais apetitosas do Brasil. Confira tudo sobre seus principais pratos típicos.

Comida Mineira

Comida Nordestina

tempero nordestinoA região nordeste tem uma gastronomia rica e seus estados criaram pratos como o cuscuz e a tapíoca. Conheçam os quitutes nordestinos!

Comida Nordestina

Gastronomia Brasileira

temperos na garrafa

- Comidas do Norte

- Comidas do Sul

- Comidas do Centro-Oeste

- Comidas do Sudeste