região sul do BrasilA região sul é a menor do Brasil com apenas pelos três estados: Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Fortemente influenciado pelos imigrantes da Itália e Alemanha, esses estados possuem os melhores indicadores de qualidade de vida do país. A região tem um clima frio e uma vegetação com a presença do bioma dos Pampas e vegetação de Araucárias. Suas capitais são Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis.

Aspectos Geográficos e Históricos

Os primeiros habitantes dessa região foram os índios que anos depois foram catequizados pela Companhia de Jesus liderada pelos padres jesuítas. Com a invasão dos bandeirantes nessa parte do país foram surgindo algumas vilas e estâncias onde ocorria a troca de gado. Enquanto isso, portugueses e espanhóis lutavam para delimitar os limites da parte sul do país que só foi definida por meio de tratados.

Com o passar dos anos esses estados ganharam mais habitantes e passaram a receber imigrantes dos países europeus como Polônia, Portugal e Alemanha. Essa parte do Brasil não recebeu investimento do governo português e naquela época tinha uma economia baseada na extração de erva-mate e na criação de gado.

Santa Catarina: A povoação da região onde está localizada a cidade de Florianópolis começou em 1637. Pouco mais de 100 anos depois Santa Catarina já era o posto mais avançado da América do Sul. Em 1839, ocorreu a Revolução Farroupilha que tinha o objetivo de trasformá-la em uma república para se separardo restante do país, mas eles foram derrotados. Pontos Turísticos: Beto Carrero World, Museu Anita Garibaldi, Centro de Florianópolis, as belas praias, fortaleza da ilha de Santa Catarina, etc.

Rio Grande do Sul: Esse estado também era habitado pelos indígenas antes da chegada dos portugueses. A primeira cidade foi fundada em 1682 e recebeu o nome de São Francisco de Borja que depois foi renomeada para São Borja. Em 1824 começaram a chegar os imigrantes alemães e os italianos aportaram em 1875. Pontos Turísticos: Catedral Metropolitana, Monumento Laçador, Cascata do Caracol, Mercado Público de Porto Alegre, Monumento ao Negrinho do Pastoreio, Catedral de Pedra, etc.

Paraná: Foi ocupado por dois lados: uma parte portuguesa e a outra espanhola. Curitiba se tornou uma vila em 1693 e o Paraná se tornou um estado em 1859. Pontos Turísticos: Cataratas do Iguaçu, Ilha do Mel, Serra do Mar, Caminho da Itupava, Parque Estadual Pico do Morumbi, etc.

Gastronomia do Sul do Brasil

Assim como em todas as regiões brasileiras, a culinária do sul do país foi influenciada pelos colonizadores, índios e escravos que povoaram o Brasil. Além disso, os imigrantes foram cruciais para influenciar a gastronomia desses estados com a presença de pratos típicos dos países europeus. Essa descendência e o clima mais frio deixaram a gastronomia do sul do país com características únicas.

Pratos Típicos do Sul

A mescla de diversas origens nessa região gerou uma grande diversidade de pratos. Países como Alemanha, Itália, Polônia, Ucrânia e Portugal influenciaram e incluíram novos alimentos na culinária desses locais com a chegada de imigrantes no século 19.

Um dos mais conhecidos é o churrasco gaúcho que recebeu influência dos países sul-americanos que fazem fronteira com a região. Argentina, Uruguai e Paraguai tem o costume de assar ovinos e bovinos na brasa e atualmente o Rio Grande do Sul é sinônimo de bom churrasco.

Os principais elementos gastronômicos que compõe o sul são:

  • Pinhão
  • Frutos do Mar
  • Erva Mate
  • Charque
  • Maçãs
  • Sagu

Pratos Típicos da Região Sul

Arroz de Carreteiro

Consumido principalmente na parte sul do país, o arroz de carreteiro era feito pelos carreteiros que andavam pelos estados do Sul com carretas puxadas por bois. Para se alimentar eles comiam carne de charque picada misturada com arroz.

Barreado

Essa é uma comida típica do Paraná de origem portuguesa. Ele é preparado com tipos variados de carnes que são cozinhadas com temperos em uma panela de barro lacrada. Costuma ser feito em fogão à lenha e acompanhado de arroz, farinha e banana.

Churrasco

carne para churrascoPode ser encontrado em qualquer estado do Brasil, mas é um protagonista na culinária gaúcha pelo seu sabor. Tipos de churrasco: churrasco campeiro, churrasco da fronteira, churrasco serrano e churrasco de labareda.

Galeto

Típico alimento do sul do país que consiste em assar frangos de no máximo 1,5 kg temperados com vinho, sal, óleo e sálvia.

Carneiro no Buraco

Esse prato tem esse nome porque a carne é cozida dentro de um buraco escavado no chão. Dentro dele anteriormente queima-se a lenha.

Sobremesas Gaúchas

Cuca: Espécie de bolo ou pão típico da Alemanha que chegou ao Brasil através dos alemães que foram morar na região sul. Tem uma cobertura crocante e pode ser consumida com frutas e outros recheios.

Doces de Pelotas: Doces preparados por uma associação nessa cidade se tornaram famosos. A maioria dos doces de Pelotas tem origem portuguesa.

Doce de Marmelo: Doce português bastante consumido na região sul do país.

Sagu com Vinho: Esse é um doce facilmente encontrado na parte sul do Brasil e costuma ser apreciado com vinho tinto. O sagu é uma fécula encontrada em palmeiras.

Doce de Pinhão: O pinhão é a semente do pinheiro-do-paraná e muito consumido no estado paranaense. O doce é feito com a própria semente, o leite, leite condensado e açúcar.

Torta de Maça: A Apfelstrudel é uma torta de origem alemã tradicional no Rio Grande do Sul por causa da influência dos imigrantes que moram há décadas por ali.

Comida Mineira

comida mineiraA comida mineira é considerada uma das mais apetitosas do Brasil. Confira tudo sobre seus principais pratos típicos.

Comida Mineira

Comida Nordestina

tempero nordestinoA região nordeste tem uma gastronomia rica e seus estados criaram pratos como o cuscuz e a tapíoca. Conheçam os quitutes nordestinos!

Comida Nordestina

Gastronomia Brasileira

temperos na garrafa

- Comidas do Norte

- Comidas do Sul

- Comidas do Centro-Oeste

- Comidas do Sudeste