A primeira expedição portuguesa chegou ao Rio de Janeiro em 1502 e apenas em 1565 foi criada a vila de São Sebastião. Em 1763 a cidade passou a ser a capital da colônia e anos depois recebeu Dom João VI e sua comitiva. O Rio manteve-se como a capital federal até a inauguração de Brasília em 1960.

Esse é um dos estados mais ricos do país e conhecido no mundo todo pela sua beleza natural. Os milhares de turistas que chegam na cidade diariamente e os diversos eventos que ocorrem por lá influenciam na quantidade de restaurantes disponíveis no Rio de Janeiro. A gastronomia da cidade foi influenciada pelos portugueses e escravos fazendo com que a feijoada e os frutos do mar se tornassem os “pratos típicos” dos cariocas.

Restaurantes do Rio de Janeiro

Antiquarius

costela agridoceRestaurante português que surgiu no Rio de Janeiro, mas que também abriu uma unidade em Brasília. O cardápio possui pratos individuais, comemorativos, saladas e sugestões para cada dia da semana.

Aprazível

Conhecido pela sua deliciosa comida e decoração, esse restaurante está localizado em Santa Teresa com uma visão privilegiada da cidade. Sua culinária mistura os ingredientes de diversos estados do Brasil.

Aconchego Carioca

Bar carioca tradicional que busca referências na cozinha nordestina para a preparação dos seus pratos. O carro chefe é o bolinho de feijoada. O ambiente agradável e aconchegante é convidativo para um almoço em família ou um happy hour.

Confeitaria Colombo

A mais famosa confeitaria do Rio de Janeiro é considerada Patrimônio Histórico e Artístico da cidade. Sua arquitetura conserva detalhes do Rio antigo e passar por lá é como voltar no tempo. Os melhores doces e salgados da cidade encontram-se nessa confeitaria e o cardápio eles também contam com preços especiais para café da manhã e chá da tarde. Visita obrigatória para quem vai visitar o centro  da cidade.

Eça

Restaurante localizado exatamente no centro do Rio de Janeiro com uma culinária contemporânea e surpreendente. O espaço fica “escondido” dentro da loja G. Stern e a cozinha é comandada pelo chef belga Fréderic De Maeyer.

Entretapas

O entretapas celebra um dos principais pratos da culinária espanhola: as tapas. Nada mais são do que os petiscos encontrados no Brasil e no país hispânico é bastante comum ter bares específicos para apreciar as tapas (batatas fritas, queijos, gazpacho, ovos, bruschettas, etc.).

Fogo de Chão

O Fogo de Chão é uma rede de churrascarias internacional que também está presente no Rio de Janeiro. Ela surgiu primeiramente no Rio Grande do Sul e sua segunda unidade foi inaugurada em São Paulo posteriormente. Na década de 90 começaram a expandir o negócio internacionalmente e atualmente conta com mais de 30 endereços no Brasil e nos Estados Unidos.

Giuseppe Grill

As carnes e os frutos do mar desse restaurante são preparadas em uma churrasqueira ou na brasa. Várias receitas são servidas em panelinhas tornando o momento ainda mais prazeroso. O espaço também possui uma decoração com vários quadros artísticos. Aproveite a adega do espaço com variados tipos de vinhos.

Guimas

Restaurante tradicional do Rio de Janeiro que foi inaugurado em 1981 com a associação de quatro amigos. Oferece pratos tradicionais como o filé à milanesa, linguado grelhado, penne, raviolo, carpaccio, etc.

Gula Gula

O Gula Gula foi fundado por Fernando de Lamare, um engenheiro que adorava cozinhar. Depois que se aposentou ele abriu com mais dois amigos o Gula Gula em 1984. Alguns meses depois o filho Pedro de Lamare comprou parte do restaurante e tornou-se sócio. Ao longo dos anos novas unidades foram sendo inauguradas em diversos bairros da cidade. O cardápio tem diversas entradas, saladas, massas e grelhados.

Hachiko

prato restaurante hachikoHachiko é o nome de um cachorrinho que tornou-se sinônimo de lealdade no Japão depois da década de 30. Ele acompanhava seu dono até a estação de trem e o esperava durante a tarde, mas depois da morte do seu dono ele passou 10 anos fazendo o mesmo trajeto para esperar seu dono. O local foi inaugurado com outro nome em 1994 e sofreu a alteração dois anos depois. O local oferece pratos como yakissobas, salmão, temakis e sushis diversos. Também é possível alugar o espaço para eventos.

Lamas

O Café Lamas é bastante conhecido na cidade e considerado um verdadeiro clássico entre os restaurantes cariocas. É um espaço que reúne consumidores de todos as áreas da sociedade. O cardápio conta com frutos do mar, pratos especiais, carnes, saladas, petiscos e porções. Eles servem um clássico da região sudeste que é o filé à Oswaldo Aranha.

Le Pré Catelan

Restaurante de culinária francesa localizado dentro do hotel Sofitel, no bairro de Copacabana. O estabelecimento possui  vista para o mar, uma decoração moderna e abre apenas para o horário do jantar. O ambiente sofisticado tem a cozinha comandada pelo chef Roland VIllard e fornece menu degustação e uma extensa carta de vinhos.

Mitsuba

Esse restaurante leva o nome de uma erva usada na cozinha oriental. O local oferece pratos da culinária japonesa planejados pelo chef Eduardo Nakahara. O cardápio tem pratos tradicionais como o Yaki-soba, grelhados, acompanhamentos, sobremesas, etc.

Nam Thai

Restaurante de culinária tailandesa (sudeste asiático) que surgiu na cidade em 1988 para ser o primeiro restaurante do gênero. A comida é preparada pelo chef David Zisman que está sempre buscando inspirações em viagens realizadas na Ásia.

Olympe

O Olympe é comandado pelo chef francês Claude Troisgros que chegou ao Brasil há mais de 30 anos. Veja mais sobre ele na página chefes do Brasil.

Oro

prato restaurante OroA cozinha desse restaurante é comandada pelo conhecido chef Felipe Bronze que sempre faz aparições em em programas da GNT e no Fantástico. Os pratos são inspirados na gastronomia brasileira.

Osteria dell’ANgolo

Esse restaurante italiano encontra-se no mesmo espaço há mais de 20 anos frequentado por uma clientela fiel e satisfeita. O couvert chama a atenção pela variedade das opções oferecidas.

Primeira Pá Site

Restaurante localizado dentro da Associação Cultural Chinesa do Rio de Janeiro que anteriormente chamava-se Huan Lian e foi renomeado para Primeira Pá. Trata-se de um estabelecimento especializado em comida chinesa com uma grande variedade de pratos típicos. O destaque é o pato laqueado.

Roberta Sudbrack

Restaurante da premiada e reconhecida chefe de cozinha Roberta Sudbrack que comporta apenas 44 pessoas, portanto recomenda-se fazer a reserva antecipadamente. Ela gosta de privilegiar produtos que não eram muito usados na gastronomia brasileira sem fazer uso de formas mirabolantes. A renomada chef trabalhou na cozinha do Palácio do Planalto durante todo o governo do Fernando Henrique Cardoso.

Satyricon

Restaurante de culinária mediterrânea criado pelo casal Miro e Marly Leopardi. O cardápio conta com frutos do mar, carnes, risotos, massas e uma extensa lista de vinhos para acompanhar os pratos. O ambiente da unidade de Ipanema conta com um bar, salão principal e um jardim interno. A outra unidade está localizada na cidade de Búzios.

Quadrucci

O estabelecimento abriu esse espaço de comida italiana há mais de 10 anos em uma das principais ruas da cidade. A cozinha é comandada pelo chef Ronaldo Canha que prepara novas roupagens para a comida típica da Itália. A decoração do local é ideal para encontros românticos ou um almoço entre amigos.

Zozô

O estabelecimento está localizado aos pés do Morro da Urca e das mesas é possível acompanhar o vai e vem dos bondinhos. Os pratos ofertados mesclam a alta gastronomia em buffet ou à la carte. O restaurante abre no horário do almoço e jantar, mas é recomendado fazer reserva antecipadamente.

Conheça outros Restaurantes Cariocas

Cachambeer

Duo

ZukaAlbamar

Pérgula e Cipriani

Comida Mineira

comida mineiraA comida mineira é considerada uma das mais apetitosas do Brasil. Confira tudo sobre seus principais pratos típicos.

Comida Mineira

Comida Nordestina

tempero nordestinoA região nordeste tem uma gastronomia rica e seus estados criaram pratos como o cuscuz e a tapíoca. Conheçam os quitutes nordestinos!

Comida Nordestina

Gastronomia Brasileira

temperos na garrafa

- Comidas do Norte

- Comidas do Sul

- Comidas do Centro-Oeste

- Comidas do Sudeste