A região centro-oeste é segunda maior do país e formada por três estados e o Distrito Federal. Apesar de ter uma vasta área, sua densidade populacional é muito pequena. Na região habitaram primeiramente os indígenas e depois os bandeirantes ocuparam determinadas áreas e foram criando as vilas.

- Brasília (DF)

- Goiânia (GO)

- Campo Grande (MS)

- Cuiabá (MT)

Todos os estados do centro-oeste possuem belas paisagens naturais com rios, cachoeiras e uma incrível fauna e flora. A economia é baseada na agropecuária com o cultivo de grãos e a criação de gado.

Gastronomia do Centro-Oeste

frango assadoA gastronomia dessa região teve influência do interior do Brasil e dos índios que foram os primeiros habitantes. Peixes, animais de caça, o pequi e vários temperos são usados nos pratos preparados nesses estados por causa da herança histórica. Além disso, o empadão goiano, o arroz com pequi e o mate gelado são produtos bastante consumidos pela população atualmente.

Pratos Típicos do Centro-Oeste

Para conhecer os pratos típicos da região centro-oeste os olhos devem se voltar primeiramente para o que é consumido no Goiás. Pratos com pequi, galinha caipira e milho se fazem presente no dia a dia gastronômico desse estado. No mato grosso a especialidade são os peixes que são encontrados abundantemente nos vários rios que cortam o estado. Ensopados com peixe fazem sucesso.

Em Mato Grosso do Sul eles tem o costume de consumir muitos pratos com peixes, mas também muita carne vermelha que vem da grande criação de gado no pantanal. Já Brasília, a capital federal, tem influência de vários estados porque é uma cidade miscigenada.

Os principais elementos gastronômicos que compõe o centro-oeste são:

  • Jurubeba
  • Pequi
  • Gengibre
  • Açafrão
  • Alho
  • Coentro
  • Banana-da-terra

Pratos Típicos da Região Centro Oeste

Arroz com Pequi

O pequi é uma árvore do cerrado muito usada em alguns pratos. Pode ser consumido com frango e arroz. Possui um cheiro característico e seu consumo com arroz vem dos tempos da colonização portuguesa.

Bolo de Arroz

O bolo de arroz pode ser encontrado no Goiás e também é bastante comum em Cuiabá. Além do arroz, o bolo também leva mandioca, leite, coco ralado e mandioca.

Capivara de Caçarola

Feito com a carne de capivara, tomate, temperos e bacon.

Empadão Goiano

empadão goianoEssa torta salgada é muito famosa no estado de Goiás. Pode ser recheado com diversos condimentos, queijos, carnes e verduras. Típico da cidade de Goiás, a primeira capital do estado, atualmente o prato pode ser encontrado em várias cidades. A massa é feita com farinha de trigo, azeite, ovos e sal e os recheios são variados.

Galinhada

Esse prato costuma ser preparado em eventos festivos e obviamente é feito com arroz, frango e pode levar pimentão ou pequi (a gosto do freguês).

Mojica

Prato bastante conhecido na culinária mato-grossense feita com o peixe pintado. A carne desse peixe tem poucas espinhas e o prato é feito com mandioca, sal, cebola, coentro e tomate.

Pamonha

A pamonha é um delicioso quitute feito com milho verde e conhecido em vários estados do Brasil. É muito produzido e consumido nas cidades do interior goiano. Pode ser encontrado em comércios, restaurantes e pamonharias.

Sobremesas do Centro-Oeste

Doce de Leite: O doce de leite dessa região é muito famoso pela sua qualidade e sabor. Pode ser feito com leite cremoso ou talhado.

Sorvetes do Cerrado: Goiânia possui diversas sorveterias que produzem picolés feitos com as frutas encontradas na regiao como a graviola, cajú, cajá e gabiroba.

Compotas de Frutas: Doces feitos a partir de frutas e comercializados em frascos de vidro.

Doces Cristalizados: É possível encontrar os melhores doces cristalizados na cidade de Goiás Velho, antiga capital do Goiás, onde Cora Coralina era doceira. Após a sua morte, diversas doceiras continuam produzindo doces feitos com figos, coco, laranja mamão, limão, caju, etc.

Comida Mineira

comida mineiraA comida mineira é considerada uma das mais apetitosas do Brasil. Confira tudo sobre seus principais pratos típicos.

Comida Mineira

Comida Nordestina

tempero nordestinoA região nordeste tem uma gastronomia rica e seus estados criaram pratos como o cuscuz e a tapíoca. Conheçam os quitutes nordestinos!

Comida Nordestina

Gastronomia Brasileira

temperos na garrafa

- Comidas do Norte

- Comidas do Sul

- Comidas do Centro-Oeste

- Comidas do Sudeste