A comida baiana foi muito influenciada pelos africanos e portugueses e uma das suas principais características são os temperos e sabores fortes. Não são pratos que fazem parte da rotina de alimentação dos baianos e são mais reservados para os períodos de festas tradicionais, religiosas e almoços familiares. A culinária baiana oferece muitos pratos coloridos, exóticos e diferentes.

Culinária sertaneja: Além da comida afro-baiana, o estado possui uma extensa gama de pratos típicos sertanejos consumidos no sertão baiano.

Azeite de Dendê: Azeite popular principalmente na Bahia e produzido por uma palmeira chamada dendezeiro. Ele é bastante usado na produção dos pratos típicos da região e também é usado na produção industrial de alguns produtos.

Pratos Típicos da Bahia

Acarajé

acarajé baianoComida típica baiana feita com massa de feijão-fradinho e frita no óleo de dendê. Pode ser recheado com vatapá, caruru, camarão e outros temperos. Os primeiros indícios históricos do acarajé são do início do século XX, semelhante a iguarias consumidas na África e Oriente Médio. Em Salvador eles são vendidos no tabuleiro das baianas e são conhecidos pelo tempero aguçado.

Bacalhau à Baiana

Assim como outros pratos típicos da Bahia, esse também leva frutos do mar, leite de coco e azeite de dendê.

Bobó

Esse conhecido prato típico de origem africana é feito com camarões refogados acrescidos de leite de coco, purê de mandioca, azeite de dendê e outros temperos. Em alguns estados ele é feito com azeite de oliva por causa do forte sabor do dendê.

Moqueca Baiana

A moqueca feita na Bahia é tão famosa quanto a moqueca capixaba, mas leva ingredientes diferentes como o azeite de dendê e o leite de coco. Ela é feita em panela de barro e servida com pirão e arroz branco.

Vatapá

Prato baiano de origem africana que começou a ser consumido pelos escravos aqui no Brasil com a mistura de diversos ingredientes. É feito com camarão, azeite de dendê, leite de coco, pimenta de cheiro, gengibre, etc.

Xinxim de Galinha

O preparo dessa galinha surgiu na África e foi trazida ao Brasil pelos escravos. Os pedaços de frango são refogados em uma panela e cozidos aos poucos na água. A receita também conta com camarões secos, temperos e sementes.

Comida Mineira

comida mineiraA comida mineira é considerada uma das mais apetitosas do Brasil. Confira tudo sobre seus principais pratos típicos.

Comida Mineira

Comida Nordestina

tempero nordestinoA região nordeste tem uma gastronomia rica e seus estados criaram pratos como o cuscuz e a tapíoca. Conheçam os quitutes nordestinos!

Comida Nordestina

Gastronomia Brasileira

temperos na garrafa

- Comidas do Norte

- Comidas do Sul

- Comidas do Centro-Oeste

- Comidas do Sudeste