pimenta preta e vermelhaA África fazia parte das rotas marítimas durante a colonização de muitos países e foi recebendo diversas influências na sua cultura e alimentação. Assim como eles também foram responsáveis pela disseminação de vários ingredientes e produtos pelo mundo.

Pela tradição a cozinha na casa dos africanos costuma ficar do lado de fora das residências ou em um quarto separado do resto das casas.

É muito difícil delimitar um alimento típico desse continente por causa da sua grande extensão e cada região possui peculiaridades e qualidades. No norte da África são encontradas várias espécies de pão e na parte subsaariana encontram-se pratos feitos com guisados e massas cozidas. Na África Central os pratos são feitos na maioria das vezes com mandioca e na África Oriental há bastante consumo de especiarias.

A refeição costuma ter arroz, massa e alguma verdura (principalmente batatas). Além disso, essas refeições costumam conter um tipo de carne em pequenas quantidades. Muitos pratos típicos usam carnes de caça (girafa, zebra, avestruz e crocodilo), molhos de pimenta e milho.

Alimentos Mais Consumidos na África

- Batata Doce;

- Carne de Porco;

- Cardamomo;

- Pimenta Preta;

- Noz-Moscada;

- Amendoins;

- Quiabo;

- Milho.

Pratos Típicos Africanos

Bobotie

Um prato bastante famoso na África do Sul é um cozido/torta de carne moída, pão, cebola, curry, castanhas e açafrão. Algumas receitas usam frutas secas e nozes na composição do prato. O prato não tem uma massa, mas assemelha-se a uma lasanha.

Biltong

Tiras de carne marinadas e secas ao sol. Funciona como um tira-gosto e é parecido com a carne de sol brasileira.

Bunny Chow

Essa comida faz parte da África do Sul e surgiu por causa dos descendentes indianos que vivem na região. Trata-se de um pão sem o miolo recheado com carne, frango ou legumes. É um prato bem apimentado e temperado e sua origem tem várias versões.

frango com curryFrango com Curry

O frango temperado com curry tem influência indiana e é servido em diversas partes da África.

Fufu

São vegetais cozidos cozidos até adquirirem o aspecto de uma massa de pão. Ele é consumido no formato de bolas imersas em um molho.

Kitcja Fit-Fit

Uma espécie de pão misturado com um tempero vermelho e consumido com mateiga temperada.

Umnqgusho

Esse prato era um dos favoritos do presidente Nelson Mandela e trata-se de uma mistura com feijão mulato e milho seco.

Xalwo/Halva

Comida da Somália que costuma ser recebido durante festas e casamentos. É um bolinho feito com açúcar, noz-moscada, cardamomo, amendoins e amido de milho.

Coucous: Usa-se semolina no vapor servida com um cozido de vegerais ou carne. Costuma ser encontrada no Norte da África.

Mafe: Molho senegalés feito com amendoim.

Malva Puding: Sobremesa sul-africana montada com um bolinho de chocolate acompanhado de uma calda de baunilha ou sorvete.

Uglai: Comida típica da África Oriental feita com farinha de milho e água.

Pap: Esse prato assemelha-se a um purê de polenta e pode ser comparado com o arroz com feijão dos brasileiros . Ele pode ser servido como acompanhamento de carnes e verduras e é bastante apreciado pelos sul-africanos.

Principais Restaurantes Africanos

Comida Mineira

comida mineiraA comida mineira é considerada uma das mais apetitosas do Brasil. Confira tudo sobre seus principais pratos típicos.

Comida Mineira

Comida Nordestina

tempero nordestinoA região nordeste tem uma gastronomia rica e seus estados criaram pratos como o cuscuz e a tapíoca. Conheçam os quitutes nordestinos!

Comida Nordestina

Gastronomia Brasileira

temperos na garrafa

- Comidas do Norte

- Comidas do Sul

- Comidas do Centro-Oeste

- Comidas do Sudeste