A alimentação na Argentina sofreu influências do período colonizador e naquela época o milhos e  os tamales eram consumidos na região dos pampas. Os italianos e espanhóis também foram importantes para influenciar a gastronomia do país portenho. A comida da Argentina não é picante e países como Alemanha, Israel e Inglaterra também foram importantes na sua formação gastronômica.

Uma das principais características da culinária argentina é o consumo de carnes no famoso churrassco argentino. Trata-se de um verdadeiro paraíso e é bastante comum encontrar uma boa parrilla em qualquer restaurante do país acompanhado de batatas fritas ou salada. As pastas e as pizzas também são muito consumidas por eles por causa da influência italiana na alimentação.

Os argentinos também apreciam um bom vinho durante os almoços e jantares. A cerveja é consumida também, mas não costumam bebe-la tão gelada como no Brasil. Mas, a bebida mais popular é o chá de erva mate. O preparado é feito com erva mate e água quente e também faz parte do dia a dia dos gaúchos brasileiros.

Para quem vai em algum restaurante na Argentina a dica é que os jantares por lá costumam começar por volta das 22h da noite e em alguns casos não abrem nas segundas-feiras.

Alimentos Mais Consumidos na Argentina

- Carne Vermelha;

- Erva Mate;

- Massas;

- Doce de Leite.

Pratos Típicos Argentinos

Empanadas: As empanadas também são bastante consumidas em outros países hispânicos, mas sua origem é na cozinha espanhola. Atualmente é possível encontrar diversas formas de preparo e recheios variados. Assemelha-se um pouco ao nosso pastel, mas a empanada costuma ser assada.

parilla argentinaParrilla/Churrasco: A carne argentina é considerada uma das melhores do mundo, pois a produção de gado no país é muito grande. Os cortes são o grande diferencial e os principais são o bife de lomo, bige de ancho, bife de chorizo e bife de cuadirl.

Alfajor: O doce mais conhecido da Argentina é feito com uma espécie de biscoito assado recheado com doce de leite e coberto com chocolate. Na Argentina existem diversas marcas que vendem esse doce nos estabelecimentos do país. O mais famoso pertence a marca Havanna.

Locro: O locro é um ensopado bastante conhecido na Cordilheira dos Andes, Argentina e Colômbia. A receita leva milho, feijão, porco, linguiça, cebola, abóbora, etc.. Pela sua diversidade de ingredientes ela recebeu o apelido de “feijoada argentina”.

Sorvetes: A Argentina é conhecida pelo seu sorvete cremoso e o sabor mais famoso das sorveterias é o doce de leite. É praticamente impossível conhecer o país sem consumir um sorvete desse sabor.

Picada: O nome é estranho, mas apenas os famosos petiscos. Trata-se de uma variedade de alimentos servidos em pequenas quantidades. Uma picada pode ter quejos, azeitonas, pastas, salames, etc.

Arroz Portenho: Arroz cozido primeiramente na água e depois no leite. É servido com tomate e queijo.

Facturas: Esses pães doces foram trazidos da Europa e receberam adaptações no Uruguai e Argentina. São consumidas no café da manhã e encontradas com facilidades nas padarias.

Tamales: Alimento do noroeste argentino um pouco parecido com as pamonhas consumidas no Brasil e feita de farinha de milho e recheada com carnes e temperos.

Sorrentino: É um prato próximo do ravióli italiano que foi criado pelos descendentes argentinos e podem ser encontrados facilmente nos restaurantes do país.

Principais Restaurantes Argentinos

Restaurantes Argentinos no Brasil

ojo de bifeCorrientes 348 - São Paulo

Considerada como uma das melhores casas de carnes argentinas, o Corrientes 348 oferece um local bacana e informal para quem deseja conhecer um estabelecimento nesse estilo. Há ainda vários acompanhamentos e pratos distintos para quem deseja experimentar outros sabores ao lado de um bom vinho.

Empanadas Caminito - São Paulo

A empanada realmente faz parte da culinária portenha e trata-se de um pastel assado e recheio de vários sabores. Durante a consumação das empanadas os clientes podem optar por sucos, refrigerantes, drinks e cervejas.

La Cabaña Parilla - São Paulo

O restaurante possui um ambiente tranquilo e agradável. O cardápio conta com diversos cortes de carne e acompanhamentos. Eles também possuem música ao vivo durante alguns dias da semana.

La Empanadas - Rio de Janeiro

O grande diferencial dessa lanchonete, além de oferecer esse pastel caseiro argentino, é a localização no morro do Vidigal. Lá são oferecidas empanadas com diversos recheios.

Mestre Parrillero - Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul é nosso estado mais próximo da Argentina e isso influencia nas casas de parrilha pela cidade de Porto Alegre. O restaurante Mestre Parrillhero fornece várias carnes para quem tem vontade de conhecer a verdadeira carne argentina com direito a cerveja Quilmes e dulce de leche na sobremesa.

Milla Empanadas - São Paulo

Fanpage Milla Empanadas

As empanadas começaram a ser comercializadas por aqui com a chegada de um Uruguaio em São Paulo em 2010 e assim surgiu o Milla. O estabelecimento oferece o produto em diversos sabores.

Pobre Juan - Várias Capitais

Esse restaurante de parrilla paulista (também oferece outros tipos de pratos) nasceu em 2004 para ser um local confortável a agradável com os melhores cortes de carnes. Atualmente ele conta com unidades em diversas cidades do país.

Parilla Yannelli - São Paulo

Restaurante familiar especializado no clássico bife argentino. O local abre para almoço todos os dias e jantares em dias específicos.

Comida Mineira

comida mineiraA comida mineira é considerada uma das mais apetitosas do Brasil. Confira tudo sobre seus principais pratos típicos.

Comida Mineira

Comida Nordestina

tempero nordestinoA região nordeste tem uma gastronomia rica e seus estados criaram pratos como o cuscuz e a tapíoca. Conheçam os quitutes nordestinos!

Comida Nordestina

Gastronomia Brasileira

temperos na garrafa

- Comidas do Norte

- Comidas do Sul

- Comidas do Centro-Oeste

- Comidas do Sudeste